Colônia de Férias

Colônia de férias são atividades programadas, recreativas e esportivas, organizadas por pessoas qualificadas, a serem realizadas no período de férias, pora crianças, adolescentes e suas famílias. As atividades buscam, geralmente, um contato maior com a natureza.
As colônias de férias são geralmente organizadas por clubes, escolas, entre outros. Pode ser uma ótima opção para os pais que, sem férias de seus trabalhos, não teriam tempo durante a semana para estarem com seus filhos. No entanto, é importante perceber a disposição da criança para participar das atividades, e respeitar suas necessidades, pois as férias são um importante momento para recuperar as energias para o ano letivo seguinte.

Importante salientar ainda, que a colônia de férias não substitui a atenção de pais e mães, necessária para o desenvolvimento afetivo saudável das crianças. Portanto, ainda que a colônia de férias seja a melhor opção, reservar ao menos um fim de semana para dar uma atenção especial aos filhos é essencial.

Algumas colônias de férias, principalmente para crianças maiores, podem ser realizadas fora da cidade, em chácaras, clubes campestres, etc. Nesses casos, a permanência é integral, e requer uma maior atenção dos pais no momento de contratar o serviço.

Em todos os casos, o espaço deve ser conhecido tanto pelas crianças como pelos pais antecipadamente, com especial atenção as questões de segurança (instalações, perigos eminentes, como piscina, rios), e sobre condições de transporte e procedimentos em caso de acidentes. A criança deve conhecer ao menos um adulto que lhe sirva de referencia, para que não se sinta insegura quando estiver longe dos pais. A formação e a experiência da equipe organizadora devem ser investigadas.

As atividades realizadas nas colônias de férias são, geralmente: esportes, gincanas, brincadeiras, jogos recreativos, passeios ecológicos, apresentações teatrais, karaokê, e artes (desenho, pintura, dobradura, etc.)

Algumas colônias de férias oferecem serviços para toda a família, o que certamente é garantia mais divertimento para a criança, além de fortalecer os vínculos familiares. Com os adolescentes ocorre exatamente o contrário, pois nessa fase eles preferem a companhia de amigos a dos familiares. Realizar atividades que consigam unir pais e filhos adolescentes, sem causar constrangimento a nenhuma das partes é a proposta das colônias que oferecem serviços a toda a família.

Arquivado em: Educação, Esportes