Congresso

O termo Congresso, originário da língua latina, com o sentido de caminhar, é um encontro de indivíduos que se unem com um objetivo conjunto, o de enfocar certos tópicos, transmitir artigos ou textos especialmente preparados para esta ocasião, expor proposições ou realizar um intercâmbio de conhecimentos.

Esta congregação, normalmente solene e promovida regularmente quando se trata de uma reunião de pessoas que trabalham na mesma esfera profissional, é muitas vezes aproveitada para também solucionar teses dependentes de uma futura resolução. Estes encontros são executados por organizações ligadas a determinadas atividades.

No dia-a-dia são igualmente promovidos alguns congressos informais. Em contextos como a promoção de uma mercadoria em um evento, em mostras de natureza científica ou na defesa de uma monografia, um orador pode discorrer ou expor seu trabalho diante de uma platéia.

No congresso um esquema elaborado por uma ou mais pessoas é apresentado. Seu propósito é educar ou convencer alguém de algo, por esta razão é fundamental que o expositor tenha um intenso conhecimento dos assuntos abordados. Para se produzir um encontro como este é necessário que haja uma abertura, que deve atrair a atenção do público; um núcleo central, durante o qual é apresentada a ideia que se deseja comunicar; e um encerramento, quando se deve fazer uma síntese do que foi exposto no cerne da reunião.

Quanto aos recursos tecnológicos, é preciso ter em mãos um equipamento audiovisual que enfatize as concepções transmitidas ou que simplifique o entendimento dos conceitos apresentados. Na conclusão da reunião é bom sempre deixar um tempo para os questionamentos ou para uma troca de ideias.

É necessário que o expositor estimule a interação dos presentes e de outros participantes do Congresso, para que eles elaborem perguntas e elucidem suas dúvidas. Ele deve providenciar respostas nítidas, pois assim evita qualquer mal-entendido. O orador não pode recorrer a interações subjetivas, pois corre o risco de excluir outros integrantes do encontro. O melhor mesmo é replicar as interrogações de uma forma generalizada e gerando sempre uma ponte com o que já foi discutido.

Os tópicos referentes à temática principal podem ser expostos de várias maneiras, tais como na forma de painéis, palestras, simpósios, mostras, exposições, entre outras. O congresso pode se prolongar por no máximo cinco dias, com uma totalidade mínima de 24 horas.

Os textos nele comunicados devem vir por escrito e com a necessária anterioridade, pois assim serão inclusos nos anais distribuídos entre os participantes. O importante é ter em mente que em um Congresso todos os presentes têm algo para ensinar e muito para aprender.

Fontes:
http://conceito.de/congresso
https://portal.tjpr.jus.br/c/document_library/get_file?folderId=131716&name=DLFE-5932.pdf
http://www.slideshare.net/guest230d5e/congresso-1095252

Arquivado em: Educação