Estágio de vivência VER-SUS

O estágio VER-SUS é um estágio de vivência do Sistema Único de Saúde do país oferecido pelo Ministério da Saúde juntamente com as Secretarias de Saúde de diversas cidades de vários estados do Brasil.

A cada dia que se passa neste estágio de plena vivência do SUS mais do que perceber que o sistema de saúde universal está em construção, você tem a oportunidade de ir construindo e desconstruindo suas próprias opiniões, se encontrando e desencontrando em seus próprios pensamentos. E é, nesse emaranhado de vivências, debates e reflexões diárias, que você vai amadurecendo e percebendo, como estudante, que você não é somente um mero repositório de conteúdos teóricos repassados pela sua faculdade, mas um sujeito que pode – e deve – escrever, seguir, construir, desconstruir, encontrar e desencontrar nessas linhas teóricas e práticas o seu próprio conceito, a sua própria opinião.Para participar não é necessário ser estudante da área da saúde, basta ser estudante universitário interessado sobre a realidade do atual SUS.

No site http://versus.otics.org/ você encontra informações sobre os estágios, que ocorrem durante as férias escolares a fim de não prejudicar o rendimento dos participantes. Assim, havendo a opção de ser realizado durante as férias de inverno e/ou verão,  por um tempo de sete (7) a quinze (15) dias.

Para realizar a inscrição você deve se inscrever no site e responder ao questionário solicitado, tendo de aguardar o resultado da triagem a lhe ser informado por e-mail ou telefone. Mas fique atento no prazo de inscrição. Raramente é prorrogado.

Além do mais, por ser um estágio com parcerias como a União Nacional dos Estudantes, a Rede Unida, o Ministério da Saúde e o Governo Federal  é uma ótima oportunidade para estudantes de todo Brasil se qualificarem para atuação no sistema de saúde público ou mesmo para conhecer melhor sobre o mesmo.

Vale lembrar, que ao fim do projeto você recebe um certificado do Ministério da Saúde, acusando sua participação e horário de envolvimento para com o projeto. Assim, podendo ser utilizado em diversas escolas como pontos de estágios e/ou créditos obrigatórios para formação.

A cada dia da vivência você pode, portanto, se impressionar, seja positiva ou negativamente, ou mesmo os dois de uma só vez. Afinal, tudo é tão novo que nada é definido de imediato. Fica tudo obscuro, tudo indeterminado. Mas é uma experiência inesquecível e indescritível. Recomendo a todos.

Não perca esta oportunidade de  incrementar seu currículo. Acesse

http://versus.otics.org/ e se informe mais sobre esse projeto.

Para mais informações acesse também:
http://portal.saude.gov.br/portal/sgtes/visualizar_texto.cfm?idtxt=22371
http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n2/a04v21n2.pdf

Arquivado em: Educação