Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Por Thais Pacievitch
As normas para os trabalhos acadêmicos são estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o órgão responsável pela normalização técnica no país. Essa associação é uma instituição provada, sem fins lucrativos. Portanto, as normas para os trabalhos acadêmicos são facultativas, pois não são documentos públicos, e sim privados, e como tal, são protegidos por direitos autorais. As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos são vendidas pela própria associação.

Fica a critério de cada instituição adotar ou não as normas da ABNT como padrão para a produção acadêmica.

Segundo a ABNT, o estabelecimento de normas a serem utilizadas nas produções acadêmicas brasileiras tem como principais objetivos ordenar e padronizar os trabalhos acadêmicos, instituindo uma linguagem uniforme. A sigla ABNT NBR significa Norma Brasileira aprovada pela ABNT.

As normas estabelecidas para os trabalhos acadêmicos são as seguintes:

- NBR 14724 – Contém os princípios para a elaboração de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais)
- NBR 6022 – Informações para artigos em publicação periódica científica impressa.
- NBR 15287 - Informação e documentação à respeito de Projeto de pesquisa.
- NBR 6023 – Critérios e ordem em relação às referencias, e convenções a respeito da transcrição e informações a serem retiradas de documentos ou de outras fontes de informação, como Anais de eventos, periódicos, jornais, monografias, site da internet, etc.).
- NBR 10520 – Informações sobre as citações em documentos.
- NBR 6028 – Contém os requisitos para apresentação de resumos e redações.
- NBR 6027 - Estabelece os itens para apresentação de sumário.
- NBR 6024 – Informações sobre o sistema de numeração progressiva (títulos, subtítulos, etc.).

As normas da ABNT podem ser consultadas em bibliotecas, ou adquiridas no próprio site da Associação. Nas instituições que adotam as normas, esses documentos são disponibilizados aos alunos, desde que respeitando os direitos autorais da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Fontes
Site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Acessado em 21 de nov. 2008. Disponível em: http://www.abnt.org.br