Olimpíadas do Conhecimento

Muitas organizações, sejam elas empresas, ONGs ou instituições de ensino, realizam olimpíadas do conhecimento, que são gincanas ou concursos de conhecimento com a finalidade de testar o conhecimentos dos participantes e premiar aqueles que se saírem melhor. Para isso define-se um tema para a olimpíada, que pode abranger desde conhecimentos gerais até conhecimentos específicos relacionados a profissões.

Instituições como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) realizam periodicamente olimpíadas do conhecimento para verificar os conhecimentos técnicos de seus alunos em diversos segmentos da indústria. São realizadas etapas regionais e nacionais, em que o vencedor participa de uma olimpíada do conhecimento mundial. Os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades – requisitos essenciais para inserção e permanência do trabalhador no mercado de trabalho.

Promovida a cada dois anos, a olimpíada do conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada no Brasil há 25 anos, a olimpíada congrega alunos do Senai de várias ocupações industriais e de todas as unidades da federação das indústrias.

Para participarem da olimpíada, milhares de alunos das escolas do Senai em todo Brasil precisam vencer os desafios da etapa escolar. A seguir, os vencedores de cada ocupação disputam em nível estadual e os melhores são classificados para as etapas nacionais das olimpíadas.

A cada edição das olimpíadas a disputa nacional ocorre em uma cidade brasileira diferente para que todos os estados do país possam acompanhar as inovações pedagógicas e tecnológicas proporcionadas pelo evento. Os primeiros colocados da olimpíada do conhecimento representam o Brasil, no ano seguinte, no WorldSkills, que é uma olimpíada internacional que ocorre em países diferentes a cada edição.

Assim como o exemplo das olimpíadas do conhecimento realizadas pelo Senai, inúmeras instituições promovem eventos similares. As olimpíadas do conhecimento são estratégias muito eficazes como incentivo ao estudo e a formação continuada, levando estudantes e profissionais a se aperfeiçoarem continuamente.

Arquivado em: Educação