Os dez mandamentos para os estudantes no Enem

1. Não chegarás atrasado

Todos os anos é a mesma coisa: centenas de estudantes no Brasil chegam atrasados ao local de prova e não realizam a prova. Os fiscais são instruídos para fecharem os portões pontualmente às 13h de Brasília. Confira qual será a hora local em seu estado. Não esqueça de levar o cartão de confirmação impresso, que embora não seja obrigatório, pode ajudar muito em caso de dúvida.

2. Não tirarás fotografias dentro da sala de prova

foto enem

Tirar fotos da prova ou do local de prova provocarão a sua desclassificação. O MEC fiscalizará as redes sociais em busca dos que violarem esta regra.

3. Não levarás mais de 4 minutos em cada questão

Foto: Sun Ladder (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0) or GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html)], via Wikimedia Commons

Foto: Sun Ladder (Own work) [CC-BY-SA-3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons

O tempo para execução da prova é curto (4 horas no primeiro dia, 5 horas no segundo, que inclui a redação), então controle-o para conseguir resolver a prova toda. Se perceber que está demorando muito em uma questão e não tem certeza que chegará à resposta correta, pule para a próxima.  No final, se sobrar tempo, tente completar estas questões.

Considere ainda que é preciso marcar todas as respostas no cartão de respostas.

Se chegar ao final do horário estabelecido e não tiver terminado, não adianta pedir um tempo aos fiscais: entregue o cartão de respostas como estiver. Se não fizer, poderá ser desclassificado.

4. Não rasurarás o cartão de respostas

O preenchimento do cartão de respostas é a parte mais importante do Enem, em razão do potencial destrutivo que o preenchimento incorreto pode causar. Imagina começar marcando a resposta da questão 01 no lugar da questão 02 e assim sucessivamente, e só se dar conta quando tiver marcado várias respostas! Faça uma marcação forte, para que os sistemas de leitura óptica utilizados pelo INEP identifiquem corretamente suas respostas.

Os fiscais de prova não entregarão mais do que um cartão de respostas, então, muito cuidado.

As anotações feitas no caderno de prova não são utilizadas na avaliação. O candidato só poderá levar os cadernos se sair nos últimos 30 minutos de prova.

5. Não cometerás erros imperdoáveis na redação

Existem vários erros considerados imperdoáveis na redação do Enem, que levarão inevitavelmente à uma nota zero. No Enem 2014, 529 MIL candidatos zeraram a redação por alguns destes motivos, entre outros (não tente ser criativo quanto à isto!):

  • fugir completamente do tema proposto
  • cópia de trechos dos textos motivadores ou de outras partes da prova
  • sete linhas ou menos. Mesmo que tenha mais linhas, se o avaliador notar que o candidato "encheu linguiça", poderá aplicar nota zero
  • não utilizar o gênero argumentativo-dissertativo: poesias, desenhos, "smileys" e emoticons
  • deixar a folha de redação em branco
  • ofensas e desrespeito aos direitos humanos

6. Não mudarás os hábitos alimentares nos dias anteriores às provas

Alguns alimentos ricos em fibras. Foto: Marcelo Krelling / Shutterstock.com

Foto: Marcelo Krelling / Shutterstock.com

Muitos candidatos acabam tendo que abandonar as provas em decorrência de dores estomacais, alergias e outros problemas relacionados com alimentação. Então não almoce nada muito diferente do que está acostumado. Leve alimentos leves para comer durante a prova, como barras de cereais, chocolates e água. Evite produtos com embalagens que façam barulho.

7. Não converse com ninguém sobre conteúdos estudados

Se você acredita que estudou o suficiente, não converse antes da prova com amigos e desconhecidos sobre o que você estudou. Informações divergentes podem causar apreensão, aumentando a ansiedade e prejudicando seu desempenho na avaliação.

8. Não chutarás no escuro

Sempre que não souber a resposta correta para uma questão, faça a eliminação das alternativas que mais provavelmente são incorretas:

  • alternativas que contenham as palavras "sempre", "nunca", "todos(as)", "nenhum(a)" e outros termos semelhantes são muito radicais e provavelmente incorretas;
  • questões que cobram várias respostas são ótimas, pois é mais fácil de filtrar as alternativas incorretas.
  • suas respostas revelaram uma sequência de questões com a mesma alternativa (A,B,C,D ou E) correta. Confirme estas respostas pois não é comum ocorrer sequências de respostas iguais.

9. Não perderás a calma

Se durante alguma questão você começar a ficar nervoso(a), pule para a próxima ou mesmo para as questões de outras matérias, de forma a aliviar a tensão. Não perca a calma pois isso prejudicará ainda mais o desempenho.  Lembre de voltar a estas questões no final da prova — se for o caso, utilize as dicas do item anterior para dar um chute certeiro.

10. Não pensarás no Enem após a prova

Após o segundo dia de provas, esqueça completamente o Enem e não tente calcular sua nota com base nas respostas anotadas no caderno de prova. O cálculo das notas é complexo e impossível de ser feito individualmente, por conta do método TRI (Teoria da Resposta ao Item). Aproveite para relaxar, caso não tenha outros exames nos dias seguintes.

Arquivado em: Educação