Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Por Thais Pacievitch
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) é uma Instituição de Ensino Superior privada, confessional (Marista) e filantrópica, que oferece 53 cursos de graduação diferentes, que atendem cerca de 27 mil alunos. A Associação Paranaense de Cultura (APC) é a mantenedora da PUCPR.

A sede administrativa da PUCPR está localizada no Campus Curitiba, onde oferece 44 cursos, embora tenha Centros em outras cidades do estado, como em São José dos Pinhais (9 cursos), Maringá (3 cursos), Toledo (8 cursos) e Londrina (7 cursos de graduação e 10 de pós-graduação).

Como resultado da união de faculdades e de escolas que tinham ligações com a igreja Católica, em 14 de março de 1959 foi criada a Universidade Católica do Paraná, por Dom Manuel da Silveira D’Elboux, Arcebispo Metropolitano de Curitiba.

Em 17 de maio de 1960, a então Universidade Católica do Paraná obteve o reconhecimento do Governo federal. A partir de 1973, a PUCPR passou a ser dirigida pela Congregação dos Irmãos Maristas, que utilizam uma Pedagogia inspirada em Maria (mãe de Jesus) e Marcelino Champagnat.

A condição de Pontifícia foi concedida pela Santa Sé em agosto de 1985. A partir de 1991, a PUCPR iniciou um processo de interiorização, sedo o primeiro Centro fora do Campus Curitiba, o de São José dos Pinhais, seguido pelo de Londrina (2002), Toledo (2003) e Maringá (2004).

A PUCPR oferece, distribuídos pelos seus campus, um grande número de cursos de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento. São mais de 150 cursos de pós-graduação lato sensu, e 12 programas de pós-graduação stricto sensu. Oferece ainda Cursos de Especialização à distancia, na modalidade semi-presencial.

Algumas disciplinas são institucionais, ou seja, são comuns a todos os cursos de Graduação. São elas: Processos do Conhecer, Ética, Filosofia, Cultura Religiosa e Projeto Comunitário. O Projeto Comunitário são ações sociais desenvolvidas pela Universidade junto à comunidade, nos quais os alunos de todos os cursos se envolvem em algum período do seu Curso, com uma carga horária de 36 horas. O objetivo do projeto Comunitário é qualificar para o exercício da cidadania, para a responsabilidade social, contribuindo dessa forma, para a formação de “seres humanos solidários e cidadãos comprometidos efetivamente com um país melhor”.

Em 2007, a PUCPR ficou entre as dez melhores Universidades privadas do país, informação publicada no Guia do Estudante – Melhores Universidades 2007. O curso de maior destaque, atualmente, é o curso de Odontologia, que obteve nota máxima na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE, 2007).