Programa de Trainee

Por Fernando Rebouças
Além de uma oportunidade de estágio, os formandos de um curso universitário podem buscar oportunidade em trainee. Nos programas de trainee os estudantes são treinados nas empresas para desempenhar funções específicas.

Os programas de trainee são direcionados a estudantes que já estão concluindo a graduação ou para os que se formaram há menos de dois anos. Os salários costumam ser maiores em comparação a vaga de estágios, pois são referentes à estudantes com maior bagagem.

Assim como os estagiários, os trainees não têm promessa ou garantia de emprego no fim do contrato com a empresa, mas as chances de contratação definitiva são iminentes quando o estudante se desenvolve bem dentro das atividade da empresa.

Para concorrer a uma vaga de trainee as empresas costumam exigir um ou dois idiomas, experiência comprovada em estágios anteriores e até cursos de especialização. Selecionar o perfil de um candidato segue sempre o estilo e conteúdo de profissional que a empresa busca.

As empresas nas entrevistas e dinâmicas de grupo avaliam no candidato a capacidade de liderança, de influenciar positivamente as pessoas, aplicam prova teórica e avaliam a capacidade de interpretação e situações de mercado.