Prós e contras: Bacharelado/Licenciatura X Tecnólogo

Você já viu aqui no InfoEscola as diferenças entre os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Mas, se ainda não conseguiu escolher qual tipo de curso mais tem a ver com o seu perfil profissional, veja agora os prós e os contras de cada graduação:

Cursos Tecnológicos

Como escolher entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo? (Foto: © iStock.com / joebelanger)

Como escolher entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo? (Foto: © iStock.com / joebelanger)

Os cursos de tecnologia não são técnicos, e valem sim como 3º grau, apesar de serem mais curtos (duram em torno de 2 ou 3 anos) e de apresentarem uma abordagem mais focada da área estudada. O maior problema destes cursos é o fato de o mercado ainda estar se adaptando a essa nova realidade. Muitas empresas não têm conhecimento sobre os cursos de tecnologia, e veem o tecnólogo com desconfiança. É importante se atentar para este detalhe. Apesar de tudo, o cenário tem mudado nos últimos anos, e algumas empresas já reservam cargos exclusivamente para profissionais oriundos de cursos de tecnologia. Muitas organizações já estão reconhecendo o potencial técnico dos tecnólogos e compreendendo as diferenças entre eles e os profissionais de formações clássicas.

O essencial mesmo é que você leve em consideração que os cursos de tecnologia são mais focados, portanto destinados àqueles que já têm certeza do enfoque profissional no qual deseja atuar. Se você ainda está em dúvida sobre qual caminho seguir, talvez seja melhor optar por um curso tradicional – mesmo que ele dure mais tempo.

  • Prós: curto tempo de duração, aprofundamento no enfoque escolhido, pouca necessidade de pós-graduação.
  • Contras: Desconfiança do mercado, poucas vagas destinadas a este tipo de formação.

Bacharelado

Os cursos deste tipo são abrangentes, abordam uma enormidade de assuntos em seu tempo de duração. Este talvez seja o maior contra do bacharelado: o aluno passa no mínimo 4 anos estudando muitas coisas e não sai aprofundado em nada. Para aqueles que ainda têm dúvidas, o bacharelado ainda é a melhor saída, por dar uma amostra de diversas áreas dentro da profissão escolhida.

  • Prós: abrangência, tempo para decidir e escolher a área, conhecimento básico de diversos assuntos, confiabilidade do mercado.
  • Contras: Pouco aprofundamento, necessidade de pós-graduação.

Licenciatura

Os cursos de licenciatura são tão tradicionais quanto os bacharelados, porém direcionados ao ensino. Quem se forma em alguma licenciatura se torna professor de nível fundamental e médio, e também precisa constantemente se atualizar e buscar cursos complementares. É uma área que oferece muitas vagas, porém o retorno financeiro ainda é pequeno. Além disso, os professores graduados em licenciatura também podem ministrar aulas em cursos superiores, como professores auxiliares. Entretanto, as instituições de nível superior priorizam docentes com Pós-Graduação.

  • Prós: abrangência, confiabilidade do mercado, muita oferta de emprego.
  • Contras: Salários baixos, necessidade de complementação e atualização, dificuldade de seguir carreira acadêmica como professor de terceiro grau ou pesquisador.

O que deve ser levado em consideração principalmente é o seu perfil e o que você tem vontade de fazer. Pese bem os prós e os contras e boa sorte na carreira!

Arquivado em: Educação