Psicopedagogia

A psicopedagogia é uma ciência que apóia a integração, de modo coeso, dos conhecimentos e princípios de diversas ciências humanas com a meta de adquirir uma extensa compreensão sobre variados métodos inerente ao aprendizado.

Sua importância no campo da psicologia educacional vem quebrando tabus e preconceitos. E cada vez mais os espaços estão se abrindo para esse profissional: O psicopedagogo (a).

Seu papel é atuar de forma preventiva e terapêutica, compreendendo os processos que ocorrem dentro do que ele está inserido. Seja atuando com a dislexia, disgrafia, problemas comportamentais, ou síndromes... Esse profissional exerce sua pedagogia de forma acolhedora, com o olhar do saber.

Sua formação consiste em especialização/MBA ou mestrado, a pessoa deve ser graduada nos cursos de Pedagogia ou Psicologia.

Os Pedagogos (as) quando buscam essa especialização estão em busca de respostas para os vários problemas psicológicos existentes hoje no ambiente escolar. E o (a) Psicólogo (a) busca essa parte pedagógica que está inserida nessa psicopedagogia. Ou seja, uma troca de olhares.

Na psicopedagogia encontra-se resposta, significados para os mais diversos assuntos educacionais. Ela indaga o sentido das coisas, nos faz querer saber ao fundo dos problemas que ela está inserida.

Infelizmente, ainda não está regularizada a situação do psicopedagogo (a). Essa função ainda não é vista como profissão.

Mas existe uma luta por essa conquista, a Abpp - Associação Brasileira de Psicopedagogia, em seu site é possível participar do manifesto de apoio a aprovação do projeto Lei 3512/08 que regulamenta o exercício das atividades em psicopedagogia no Brasil.

Nesse mesmo site você poderá encontrar as instituições que em todo Brasil oferecem o curso de psicopedagogia.

Referência bibliográfica:
Andrade, Márcia Siqueira de. A escrita inconsciente e a leitura invisível uma contribuição as bases teóricas da psicopedagogia /São Paulo – Memnon – 2002.

Site: Abpp- associação brasileira de psicopedagogia – www.abpp.com.br