Sisu

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de selecionar estudantes a diversas vagas em instituições públicas, as quais utilizam como critério de seleção a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Todo processo é realizado através do sistema do Sisu. Com base na nota, o portal oferece uma área específica do Candidato, onde podem ser visualizadas diversas vagas disponíveis em diversas instituições e seus referidos cursos.

Todos os estudantes que realizaram a última edição do Enem, e obtiveram uma nota maior do que zero na prova de redação, podem se inscrever no Sisu, no entanto isto não garante o acesso a vaga, pois algumas instituições adotam uma nota mínima para a inscrição em seus cursos específicos.

Como participar do Sisu?

O candidato deve informar o protocolo de inscrição e senha da última edição do Enem, e realizar o cadastro no portal do Sisu, sem a necessidade de pagar nenhuma taxa. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o estudante deve imprimir o comprovante de inscrição e aguardar a resposta de sua solicitação, que no caso de ser positiva, serão exigidos diversos documentos para efetivar a matrícula. Anualmente o Sisu seleciona diversas Instituições de Ensino Superior para participar do processo, cada uma com determinada quantidade de vagas e cursos disponíveis. A listagem fica a disposição dos candidatos no Portal do Sisu, bem como as informações sobre as notas de corte, as quais são diariamente atualizadas pelo sistema do Sisu, que realiza um cálculo para ponderar a real nota de corte de cada curso, baseado na quantidade de vagas e no total de estudantes inscritos no curso.

O Processo seletivo se dá primeiramente, com a seleção da instituição e referida vaga ofertada (máximo de duas opções). É necessário também, selecionar a preferência, se irá concorrer a vaga reservada de acordo com a Lei de Cotas ou com ampla concorrência. O Sistema do Sisu automaticamente seleciona os candidatos cujas notas foram mais altas em cada curso, e analisa cada caso. A seleção é feita apenas a candidatos devidamente classificados pela modalidade da concorrência, e de acordo com o número de vagas disponíveis.

Em caso de a nota obtida possibilitar ao candidato o ingresso nas duas opções desejadas, será feita a seleção na primeira opção. As chamadas informativas aos candidatos serão realizadas em duas etapas, onde os candidatos têm um prazo determinado para efetuar a matrícula na instituição de escolha e confirmar o interesse na vaga.

Fonte:
http://www.mec.gov.br/
http://sisu.mec.gov.br/

Arquivado em: Educação