Trabalho de Conclusão de Curso

Por Thais Pacievitch
Trabalho de conclusão de curso (TCC), ou monografia é um trabalho científico apresentado ao final de um curso de graduação (e em alguns cursos de especialização) que representa a síntese da formação universitária. Trata-se de uma forma de avaliar o conjunto de conhecimentos adquiridos durante o curso, forma esta adotada pela maioria das instituições de ensino superior brasileiras.

O trabalho de conclusão de curso é um trabalho de pesquisa, sendo que o tipo de pesquisa vária de acordo com a área do curso de graduação. Geralmente orientado por um professor, o aluno esboça inicialmente um projeto de pesquisa, cujo tema deve ser um recorte de um dos assuntos estudados durante a graduação. Sobre o tema escolhido, o professor indica leituras ao aluno afim de que o mesmo elabore um referencial teórico, a partir de uma revisão na literatura, aprofundando seus conhecimentos sobre o tema.

Do tema escolhido, que deve ser essencialmente de seu interesse, o aluno deve levantar uma pergunta ou problema de pesquisa, fruto de questionamentos, de dúvidas que o aluno tenha sobre o assunto. Nessa fase, o aluno deve elaborar a justificativa (descrição, o motivo pelo qual escolheu o tema), além de definir os objetivos (gerais e específicos), por meio dos quais pretende responder a seu problema de pesquisa. Para tanto, é necessário que opte por uma metodologia de pesquisa adequada, item no qual deverá ser explicitado o “como” e “onde” a pesquisa será realizada, os instrumentos de coletas de dados e a forma como os dados serão analisados.

Dependendo da área do conhecimento a que se refere o trabalho e da metodologia escolhida, os passos seguintes deverão corresponder ao tipo de pesquisa escolhida. No caso de pesquisas de revisão de bibliografia, o trabalho se restringe a elaboração do referencial teórico sobre o tema, sendo que, nesse tipo de pesquisa, o aluno faz inferências, discute e se posiciona diante da problemática e dos autores utilizados.

Nos tipos de pesquisa que requerem coleta de dados, ou mesmo experimentações, após a elaboração e a aplicação dos instrumentos, o passo seguinte é a tabulação e a apresentação dos dados. A análise e a discussão dos dados (embasados no referencial teórico) e as considerações finais (ou resultados) são as etapas finais do TCC.

Via de regra, o aluno apresenta o TCC a uma banca examinadora, composta por professores (de 3 a 5, incluindo o professor orientador), os quais avaliam o trabalho escrito e a síntese oral realizada pelo aluno.

Geralmente, o trabalho de conclusão de curso deve ser formatado segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).