Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo (USP) é uma Instituição de Ensino Superior, pública, portanto gratuita, que oferece 229 cursos de graduação, e possui aproximadamente 56 mil alunos. O Estado de São Paulo é o mantenedor da USP. A universidade possui uma estrutura que é distribuída em 40 unidades. Oferece ainda cursos de pós-graduação (Stricto Sensu e Lato Sensu) em todas as grandes áreas do conhecimento.

A USP ocupa sempre ótimas posições nos rankings internacionais mais importantes que consideram a qualidade de Universidades do mundo todo, segundo diversos critérios, sobretudo os relacionados à produtividade científica.

Foi fundada em 1934, resultante da união de faculdades já existentes em São Paulo, como as seguintes Faculdades: Medicina, Direito, Farmácia/Odontologia e Agricultura. Dessa união nasceu a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), embora tal junção caracterizasse uma Universidade. Através da Faculdade de Medicina, a Fundação Rockefeller (Filantrópica, norte-americana) foi inserida e participou da estruturação da USP. Pouco tempo depois, outras faculdades foram sendo criadas.

A partir da década de 50, a USP é expandida para o interior do estado. Um acontecimento marcante na História da USP ocorreu na Rua Maria Antônia, onde até então era a sede da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Nos dias 2 e 3 de outubro do conturbado ano de 1968, a FFLCH foi palco de um violento confronto entre os estudantes da USP e dos estudantes da Faculdade Mackenzie (que estavam envolvidos com um grupo paramilitar chamado Comando de Caça aos Comunistas – CCC). Esse confronto tem como conseqüências a morte de um estudante (morto com um tiro na cabeça) e a destruição do prédio da Faculdade de Filosofia. Em 1969 a USP passou a oferecer cursos de Pós-graduação, que desde esse ano respondem pelo maior percentual da produção cientifica brasileira.

O ingresso nos cursos de graduação da USP ocorre através do vestibular, realizado uma vez por ano. A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é responsável pela realização do vestibular, assim como por pedidos de transferência. Já o ingresso na pós-graduação é realizado por seleção, realizada por uma Comissão própria em cada Unidade da USP.

A USP tem como principal destaque seus cursos de pós-graduação, que possuem os melhores conceitos dentre todas as Universidades brasileiras, segundo a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Outros destaques são suas produções científicas, resultado de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Muitas das pesquisas estão inseridas em programas internacionais de cooperação, através de convênios acadêmicos internacionais.

Arquivado em: Universidades