Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Por Thais Pacievitch
A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) é uma Instituição de Ensino Superior pública, portanto gratuita, que oferece 37 cursos de graduação, e possuiu mais de 9700 alunos. O Estado de Santa Catarina é o mantenedor na UDESC.

Com a incorporação dos cursos das faculdades existentes em Florianópolis (Escola Superior de Administração e Gerência - ESAG) e em Joinville (Faculdade de Engenharia), a UDESC foi fundada no dia 20 de maio de 1965.

A Instituição tem sua sede em Florianópolis, cidade onde estão instalados os seguintes Centros, com os seguintes cursos:

- Centro de Ciências da Educação (CCE-FAED) – Pedagogia, Biblioteconomia, História e Geografia.
- Centro de Ciências de Administração (ESAG) - Ciências Econômicas, Administração Empresarial, Administração de Serviços Públicos.
- Centro de Artes (CEART) - Moda e Estilismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Música (Piano, Violino, Violão) e Design Gráfico e Industrial.
- Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos (CEFID) – Educação Física e Fisioterapia.
- Centro de Educação a Distância (CEAD) – Pedagogia.

Além destas, a UDESC se instalou em outras cidades do Estado, atendendo as demandas do interior. As cidades e os relativos Centros e Cursos são os seguintes:

- Lages - Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) – Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental.
- Joinville - Centro de Ciências Tecnológicas (CCT-FEJ) - Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica e Engenharia de Produção e Sistemas, Ciência da Computação, Tecnologia em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física.
- Ibirama - Centro do Alto Vale do Estado (CEAVE) - Bacharelado em Ciências Contábeis e Bacharelado em Sistemas de Informação.
- Chapecó, Pinhalzinho e Palmitos - Centro Educacional do Oeste (CEO) – Zootecnia, Engenharia de Alimentos e Enfermagem.

A Instituição oferece ainda 15 cursos de mestrado e 1 de doutorado.

O curso de medicina veterinária da UDESC está entre os melhores do país, embora no mês de abril de 2008, o curso ter passado por uma forte crise de cunho financeiro. O curso de Administração na ESAG também muito conceituado no Brasil.