Telas Resistivas e Capacitivas

Antes muito caras e utilizadas por poucas pessoas, pelo alto custo, hoje as telas sensíveis ao toque estão cada vez mais populares. São mais de mil modelos de celulares do tipo Smartphone e Tablets, com inúmeras funções que facilitam a vida dos usuários, basta apenas um clique para resolver tudo ao toque dos dedos na tela. E com a evolução da tecnologia sensível ao toque (Touchscreen), os aparelhos possuem dois tipos de telas, as Resistivas e as Capacitivas.

Os modelos se diferenciam pela tecnologia da estrutura, os componentes utilizados na estrutura e a sensibilidade do toque. O modelo de tela Resistiva possui em sua estrutura uma montagem de mais de uma camada e seu comando pode ser feito através de uma caneta tipo Stylus ou dos dedos, os quais tocam a fina camada protetora que envolve os componentes. Oferece uma precisão de aproximadamente 80% e em termos de economia, possui um excelente custo-benefício tanto aos fabricantes quanto ao consumidor final. Podemos encontrar em diversos modelos de GPS, Tablets e Smartphones. A desvantagem deste tipo de tela é a manutenção, pois é necessário calibrar, devido ao desgaste natural que modifica a tensão elétrica.

As telas Capacitivas possuem tecnologia diferente, pois o conceito é baseado em capacitores (óxido fraco), os quais armazenam energia e descarregam de acordo com seu uso. Os chamados "sensores capacitivos" são envolvidos por uma retícula de fios, dispostos entre duas camadas de vidro. Atualmente os fabricantes Apple, Samsung e Motorola, optam por utilizar este tipo de tela.  Sua precisão é de 100%  e a durabilidade é alta, no entanto em temperaturas extremas, sua funcionalidade deixa a desejar, além do fato de ter a leitura prejudicada pela poeira ou marcas de gordura.

Algumas considerações sobre ambas tecnologias: as Resistivas são mais indicadas para quem utiliza o dispositivo para assistir a vídeos, aplicativos de GPS, entre outros, que exigem menos interação. Ao passo que as Capacitivas possuem uma excelente navegabilidade e sensores de mais fácil utilização, ideal para quem gosta de jogos e escreve com mais frequência.

Para detectar qual tipo de tela o aparelho utiliza, basta escolher um objeto (tenha o cuidado para não avariar a tela), como um palito ou tampa de caneta, e se ele acionar qualquer função do dispositivo, saiba que é uma Tela do Tipo Resistiva, caso só seja possível acionar as funções com o toque dos dedos, a Tela é Capacitiva.

Fontes:
http://www.tecmundo.com.br/touchscreen/15083-diferencas-entre-telas-resistivas-e-capacitivas-video-.htm
http://www.tablet.com.br/tela-resistiva-x-tela-capacitiva/
http://www.androidz.com.br/portal/como-funciona-uma-tela-touch-screen-resistiva-x-capacitiva-x-infravermelho/

Arquivado em: Eletrônica, Informática