Córion

Por Elisa Martins
Quando está findando a segunda semana de gestação, é possível observar o surgimento das vilosidades coriônicas primárias, já na terceira semana ocorrem as protrusões do mesênquima para o interior das vilosidades primárias, resultando nas vilosidades secundárias. O celoma extra-embrionário divide a estrutura do mesoderma em duas camadas distintas:

  • Mesoderma somático extra-embrionário: este mesoderma reveste o trofoblasto e cobre o âmnio.
  • Mesoderma esplâncnico extra-embrionário: este mesoderma envolve o saco vitelino.

Na figura abaixo temos esses mesodermas ilustrados:

corion

O mesoderma somático extra-embrionário e as duas camadas de trofoblasto compõem o córion, estrutura que formará a parede do saco coriônico e, mais tarde, a placenta. O Córion é uma membrana que protege envolvendo os demais anexos embrionários. O celoma extra-embrionário agora é chamado de cavidade coriônica. O saco amniótico e o saco vitelino lembram, analogicamente, duas bexigas de aniversário (como ilustrado na figura em cima, na letra B), um pressionado contra o outro e os dois suspensos por um cordão no interior de uma bexiga maior – o saco coriônico.

corion2Para medir o diâmetro do saco coriônico, como mostra a figura ao lado, utiliza-se o exame de ultrassonografia transvaginal. Esta mensuração é imprescindível para que se possa fazer uma avaliação mais precisa do desenvolvimento do embrião, nos seus estágios iniciais e da progressão da gravidez como um todo. No 14º dia, o embrião ainda apresenta a forma discóide, porém as células agora são colunares e se organizam para formar a placa pré-cordal. Esta placa é um indicador de onde ficará a boca no futuro, além de ser um importante organizador da região da cabeça.

Bibliografia:
MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. The developing human: clinically oriented embryology. 7ª ed. Elsevier. USA, 2003.
http://joaofranco.eu/aulas/cle/embriologia_texto.pdf
http://www.csj.com.br/folhetos.pps
http://iaracaju.infonet.com.br/biologia/embriologia.htm
http://www.unisinos.br/_diversos/laboratorios/embriologia/_arquivos/anexos-embrionarios1.pdf