Gastrulação

Por Elisa Martins
O embrião evolui a partir do disco embrionário durante toda a 3ª semana de gestação. Este fato é marcado pelo surgimento da linha primitiva, pela evolução estrutural da notocorda e também pela diferenciação das três camadas germinativas.

GASTRULAÇÃO: ORIGEM DAS CAMADAS GERMINATIVAS

A gastrulação é o processo que origina as camadas germinativas. Enquanto este processo acontece, o disco embrionário antes bilaminar, agora é convertido em um disco embrionário trilaminar, como na figura abaixo ilustrado. É perceptível neste esquema essa mudança e outras também, como o sulco primitivo.

gastrulacao1 gastrulacao2

A gastrulação é também o princípio da morfogênese, ou seja, o período em que há o início da formação da estrutura corpórea. Somado a isso, também a gastrulação é considerada um evento importante. As proteínas morfogenéticas do osso (BMP – boné morphogenetic proteins) são cruciais neste processo. No início da formação da linha primitiva na superfície do epiblasto do disco embrionário, começa concomitantemente a gastrulação. Neste caso, cada camada germinativa (ectoderma, mesoderma e endoderma) originará um órgão ou tecido específico:

  • Ectoderma embrionário: origina a pele, o sistema nervoso central e periférico, a retina, a orelha, o nariz, os pêlos, as unhas, as glândulas mamárias, o esmalte dental e a hipófise.
  • Endoderma embrionário: origina os revestimentos epiteliais das vias respiratórias e do trato gastrointestinal, glândulas tireóide e paratireóide, do timo, do fígado, do pâncreas, o epitélio da bexiga, uma parte do tímpano e tuba auditiva.
  • Mesoderma embrionário: origina as capas de músculo liso, a cartilagem, os tecidos conjuntivos, vasos (sanguíneos ou linfáticos) interligados à tecidos e órgãos, o baço, os rins, os ovários e testículos, as membranas que revestem as cavidades pericárdica, pleural e peritoneal, além de formar a maior parte do sistema cardiovascular.

Evidenciando o surgimento da linha primitiva, das camadas germinativas e da notocorda, temos então que esses são os mais importantes processos ocorridos durante a fase de gastrulação.

Bibliografia:
MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. The developing human: clinically oriented embryology. 7ª ed. Elsevier. USA, 2003.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastrulação