História da Azaléia

Por Fernando Rebouças
A empresa de calçados Azaléia foi fundada em 2 de dezembro de 1958, na idéia inicial dos empresários Arnaldo Luiz de Paula, Nelson Lauck e Arnildo Lauck. O primeiro nome da empresa foi “Berlitz, Lac e Cia. Ltda".

A primeira instalação da empresa que começou a produzir dez pares de calçados femininos por dia, foi um barracão de madeira alugado onde trabalhavam os sócios e as esposas. A empresa cresceu e hoje está sediada em Parobé, cidade do Rio Grande do Sul.

Possui filiais de produção nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe. Representação comercial em todo Brasil, EUA, Europa e América Latina.

Exporta para mais e 80 países através de 3 mil pontos-de-venda em todo os continentes, sendo 15 mil pontos-de-venda no Brasil. Além da marca Azaléia, é proprietária das marcas A|Z, Dijean, Funny e Olympikus. Atende a vários públicos específicos como mulheres jovens e maduras; estilo social e esportivo; formal e simples.

Apresenta em sua filosofia junto a sociedade um projeto de Responsabilidade Social, atendendo na fabricação de mais de 160.000 pares/dia ao respeito pelo meio ambiente reciclando insumos, tratando efluentes líquidos e emissões atmosféricas. É parceira no projeto Criança Esperança, realiza fóruns de temas sociais e campanhas pontuais como a campanha do agasalho.