Market Share e Client Share

Por Fernando Rebouças
O conceito de market share é a participação de mercado que uma empresa possui em seu segmento ou no segmento de um determinado produto.

Por exemplo, se uma marca de refrigerantes produz e vende 2 milhões de garrafas ao mês num mercado cujo total, considerando todas as marcas concorrentes, é de 10 milhões de garrafas, esta empresa possui um market-share de 20% .

Nas estratégias de marketing, ao avaliar as forças e fraquezas de sua empresa, avalia-se a aceitação de seu produto no mercado que é medido através do market share. Estudiosos em marketing percebendo o crescimento dos mercados e sua focalização em nichos individualizados, afirmam que a tendência do marketing e do planejamento de vendas será a “produção taylor made", ou seja, distribuição individualizada e segmentada.

O produto e serviço será feito e entregue sob medida para determinado cliente considerando a sua personalidade, característica de consumo, localização e traço cultural. Esta tendência causará uma evolução na estruturação do market share, que cederá lugar ao conceito e aplicações do client share.

O cliente share é a parte, o percentual da preferência de cada tipo de consumidor individualmente em relação a determinado produto e serviço. Se um consumidor é atraído por um tipo de celular que oferece games avançados, a Nokia poderá se apresentar como a melhor detentora da melhor configuração de games em celular para este perfil de consumidor. O objetivo será potencializar as vendas perante diversos tipos de consumidores.

Fontes
http://walterlongo.com.br/artigos/Market Share Vs. Client Share.html