Nvidia

Fundada no ano de 1993, pelos desenvolvedores Curtis Priem, Chris Malachowsky e Jen-Hsun Huang, a empresa de origem americana NVIDIA é uma multinacional com sede na Califórnia, na cidade de Santa Clara. Seus produtos básicos são peças para computadores, e o carro-chefe da companhia é a Placa de Vídeo popularmente conhecida como GeForce. Seu principal concorrente é a empresa AMD, com o produto chamado Radeon.

O principal produto da NVIDIA, denominado GeForcefoi desenvolvido com a função básica de ser uma placa aceleradora 3D, de altíssimo desempenho e atualmente já está na sétima geração. Após o lançamento do projeto NV3 até a geração do GeForce FX, a empresa iniciou um planejamento de lançar novos produtos e versões a cada seis meses.

A empresa foi pioneira no desenvolvimento e lançamento de arquitetura de informação, para gráficos de computador, prova disso é o produto lançado no ano de 1999, a GPU (Graphics Processing Unit), cuja plataforma é formada por uma placa de vídeo com inúmeros circuitos eletrônicos, que comporta um processador dedicado a renderização de gráficos em alta velocidade.

Os processadores da NVIDIA possuem uma ampla gama de utilização, que podem ser aplicados a desktops, smartphones ou até Data Center. Porém o uso mais constante e de melhor desempenho é a GPU, geralmente instalada e disponível em computadores de jogadores, os quais podem usufruir de todas as ferramentas e funcionalidades do sistema. A placa de vídeo é ainda utilizada para o desenvolvimento de efeitos visuais sofisticados, como os vistos em filmes, além de ser também aplicada a programas de projetos de produtos.

Mas a NVIDIA possui um portifolio de produtos enorme, como podemos verificar na listagem abaixo:

  • Processadores GeForce, com alta capacidade para leitura de gráficos. GeForce GTX, com tecnologia para efeitos visuais cinematrográficos. GeForce GTS e GT, com capacidade para visualização de vídeos e filmes na tecnlogia 3D, além de gráficos com alta resolução e nitidez.
  • Processadores Quadro, com tecnologia para gráficos em 3D.
  • Processadores Tesla, tecnologia conhecida por ser a mais eficiente arquitetura de computação do mundo.
  • Processadores Tegra, em sua quarta geração, são aplicados e utilizados em dispositivos móveis, com capacidade para ampliar a conexão de rede e deixar a navegabilidade mais rápida.
  • Processadores NVS, desenvolvidos para operar o funcionamento de monitores e monitoras as soluções gráficas.

A NVIDIA também desenvolve soluções de Computação em Nuvem, além da tecnologia batizada como 3D Vision. Todos os produtos da empresa são compatíveis com as plataformas de: Servidores, Desktops, Smartphones, Notebooks, Workstation, Tablets e Computação de Alta Performance.

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nvidia
http://www.nvidia.com.br/page/home.html

Arquivado em: Empresas, Informática