PayPal

Por Anna Adami
Com o objetivo de facilitar as compras online e tornar segura a transação bancária, o PayPal criou um método universal muito eficiente. O Pay Pal foi fundado no ano de 1998, pelos desenvolvedores Max Levchin e Peter Thiel, inicialmente com o objetivo de atender a demanda dos usuários para realizar pagamentos online, via PDA (Personal Digital Assistant). O sistema permite a transferência de dinheiro entre as partes que negociam utilizando apenas o e-mail cadastrado. A sede da empresa fica na cidade de São José, na Califórnia.

A simplicidade do PayPal é caracterizada pela alta funcionalidade, baseado em um software que criptografa e permite a transação de transferência financeira entre computadores. Para se cadastrar, o usuário deve possuir uma conta de e-mail válida e criar uma Conta básica, gratuita. O PayPal disponibiliza três tipos de Contas, o Pessoal, geralmente utilizado para compras online, ou retirada de dinheiro o Empresarial, utilizado para receber pagamentos de empresas e o Premier, que pode ser utilizado sem o registro de um negócio e pode ser individual. Em resumo os três tipos dão acesso aos principais serviços, tais quais: serviço de e-mail ao cliente, cartão de crédito virtual, seguro de dados, dinheiro virtual, ferramentas de leilão, arrecadar e enviar dinheiro.

Uma vez feitas as transações, a equipe do PayPal faz o intermédio entre as instituições financeiras e concretiza o pagamento, paga os valores e taxas e cobra uma quantia pelo recebimento do dinheiro. Toda quantia utilizada nas transações são depositadas em várias contas bancárias, nas quais o PayPal utiliza para investimentos. É importante salientar que os usuários não recebem nenhum valor sobre o lucro obtido.

Sobre o sistema de segurança utilizado pelo PayPal, pode-se destacar o teste chamado Gausebck-Levchin, o qual solicita que o usuário digite os caracteres que aparecem em uma pequena janela, imagem esta que não pode ser lida por nenhum programa ou códigos, o que o torna um sistema 100% seguro.

Em 2002 o Ebay incorporou as atividades do PayPal e passou a utilizar a tecnologia Billpoint. No mesmo ano optaram por iniciar a venda de suas ações. Atualmente está disponível em mais de 100 países e utiliza 16 moedas do mundo todo, além de manter mais de 80 milhões de contas no mundo todo.

Fontes:
http://informatica.hsw.uol.com.br/paypal1.htm
https://www.paypal.com/br/webapps/mpp/home