Análise de Requisitos

A Análise de Requisitos ou Engenharia de Requisitos é um aspecto importante no Gerenciamento de Projetos, é a responsável por coletar dados indispensáveis, necessários, exigências de que o usuário necessite para solucionar um problema e alcançar seus objetivos. Assim como determinar as suas expectativas de um usuário para determinado produto.

Segundo a IEEE (1990) a análise de requisitos é um processo que envolve o estudo das necessidades do usuário para se encontrar uma definição correta ou completa do sistema ou requisito de software.

Essa análise de requisitos é vital para o desenvolvimento do sistema, ela vai determinar o sucesso ou o fracasso do projeto. Os requisitos colhidos devem ser quantitativos, detalhados e relevantes para o projeto. Pois eles fornecerão a referência para validar o produto final, estabelecerão o acordo entre cliente e fornecedor sobre o que e o software fará e consequentemente reduzirão os custos de desenvolvimento, pois requisitos mal definidos implicam num retrabalho.

Dentro deste contexto é importante a comunicação e o envolvimento constante com os usuários do software, pois eles influenciarão no resultado final do produto.

A Análise de Requisitos vai consiste em:

Reconhecer o problema – nesta fase encontra-se a especificação do sistema, o planejamento, o contato do analista com o cliente com a intenção de entender a visão do cliente com relação ao problema.

Avaliar o problema e a síntese da solução – tem-se o entendimento do problema, e faz-se a identificação das informações que serão necessárias ao usuário, identificação das informações que serão necessárias ao sistema e a seleção da melhor solução possível dentro das soluções propostas.

Modelar (Modelagem) – é um recurso usado para o suporte da síntese da solução, o modelo vai apresentar ferramentas que facilitarão o entendimento do sistema, como as funcionalidades, informações e comportamento do sistema.

Especificar os requisitos – consolida funções, interfaces, desempenho, o contexto e as restrições do sistema.

Revisar (Revisão) – Juntos, cliente e analista, avaliarão o objetivo do projeto com o intuito de eliminar possíveis redundâncias, inconsistências e omissões do sistema, obtendo uma mesma visão.

Tipos de requisitos

Requisitos do projeto – requisitos do negócio, gerenciamento e entrega do produto.

Requisitos do produto – requisitos técnicos, de segurança, de desempenho, etc.

Requisitos funcionais: eles vão estabelecer como o sistema vai agir, e o que deve fazer, as funcionalidades e serviços do sistema, devendo ser descritos detalhadamente. Nesta face, pode-se usar o MER, modelos de casos de uso, fluxogramas, para facilitar o entendimento das funções do sistema.

Requisitos não funcionais: definem as propriedades do sistema e suas restrições. Ex.: a confiabilidade do sistema, o tempo de resposta do programa, o espaço em disco.

Técnicas de Análise de Requisitos

Entrevista – Consiste na investigação direta com os clientes e usuários, fazendo entrevistas para coletar suas expectativas.

Brainstorming conhecida também como “Tempestade de idéias” essa técnica consiste em coletar idéias, não descartar ou desprezar qualquer tipo de idéia que surja no processo e selecionar a melhor idéia possível podendo ser uma combinação de idéias.

Questionários e pesquisas – podendo ser os questionários com perguntas fechadas no qual caiba apenas as respostas sim ou não, ou perguntas abertas, na qual possibilita a descrição segundo o usuário de suas atividades e possíveis problemas, levando em consideração as opiniões expressas do usuário.

Observação – o analista dispõe de tempo para observar as atividades do usuário, como utiliza o sistema e como se comporta diante de situações problemáticas.

Neste contexto há outras técnicas tais como workshops, mapas mentais, protótipos, etc.

A análise de requisitos vai ser o processo a determinar as necessidades e interesses dos steakholders para atingir seus objetivos.

Bibliografia:
Engenharia de Software - Disponível em: <http://www.governancamunicipal.sp.gov.br/conteudo/arquivos/Analise%20de%20requisitos.pdf >– Acessado em: 15 de março de 2012.

FILGUEIRAS, Dra. Lúcia V. L.; MELNIKOFF, Dra. Selma Shin Shimizu – Engenharia de Software – Disponível em:  http://www.pcs.usp.br/~pcs0409/pdfs/Analise_Requisitos.PDF - Acessado em: 15 de março de 2012.

HUZITA, Dra. Elisa H. M. – Engenharia de Requisitos – Disponível em: <http://www.din.uem.br/~emhuzita/download/EngSw/es-requisitos.pdf> - Acessado em: 18 de março de 2012.

IEEE - Instituteof Eletricaland Eletronics Engineers. Standards Glossary of Software
Engineering Terminology: Std 610.12, N.Y.,1990. 84p.

PORTELA, Cristiano R.R. – Análise de Requisitos Conceitos – Disponível em: <http://www.paiossin.com/wordpress/wp-content/uploads/2011/11/Anlise-de-Requisitos-Conceitos.pdf> - Acessado em: 24 de março de 2012.

Search Software Quality - Requirements Analysis – Disponível em: <http://searchsoftwarequality.techtarget.com/definition/requirements-analysis> - Acessado em 18 de março de 2012.

WIKIPÈDIA – Análise de requerimento de software -  Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_de_requerimento_de_software> - Acessado em 20 de março de 2012.