Geotecnia

Por Fernando Rebouças
Geotecnia é a área do conhecimento que pesquisa e de certa forma fiscaliza a interferência de qualquer infraestrutura construída pelo homem no processo de sua fundação no solo ou na rocha. O profissional da área é o engenheiro geotécnico responsável por projetos de escavações, abertura de túneis, aterros, tratamentos de fundações, fluxos em solos e rochas, além de contenções.

É uma disciplina interligada com a terramecânica, petrologia e áreas da geologia. A Geotecnia não é uma ciência pura e sim o resultado do conhecimento de três áreas específicas: a geologia de engenharia, mecânica dos solos e mecânica das rochas.

A Geologia de engenharia é uma área que cuida de situações e aplicações geológicas pertencentes a projetos de engenharia.  De certa forma, planeja e gerencia a aplicação tecnológica humana no meio geológico da natureza.

A Geologia de Engenharia é pouco difundida no meio acadêmico, ou seja, não são todas as faculdades que oferecem esse curso, e é uma área de atuação pouco conhecida pela população, apesar de sua importância.

É responsável também pelas tarefas da Geologia Econômica na missão de encontrar e planejar a extração de recursos minerais para abastecer diversas atividades econômicas. A Mecânica dos Solos, por sua vez, pertence à Engenharia Civil, e tem a missão de prever o comportamento de maciços terrosos em obras de engenharia.

Uma determinada obra de engenharia civil é apoiada sobre o solo e utilizam o próprio solo como insumo da construção de barragens, aterros e estradas. A Mecânica dos Solos estuda a estabilidade, o comportamento funcional e estético da obra, além do desempenho dos materiais utilizados em maciços terrosos.

A ciência da Mecânica das Rochas lida com a aplicação do comportamento mecânico das rochas e maciços rochosos. No setor da mecânica, visa encontrar e analisar as respostas das rochas e maciços frente aos campos de forças , pelos quais estão sujeitos ou pressionados.

A Mecânica das Rochas está inserida na área da Geomecânica. A Geomecânica, por sua vez, está dedicada às respostas mecânicas de materiais geológicos. Dentro do campo de estudo da Geotecnia há a especialização em Geotecnia Ambiental.

A Geotecnia Ambiental é uma área profissional em que o geotécnico deve ter uma visa ampla entre as disciplinas e atuações referentes às construções em relação ao solo com uma visão ambiental. Essa especialização é muito procurada por engenheiros, geólogos e todos os profissionais de nível superior que queiram atuar na Engenharia Geotécnica.

De maneira geral, a Geotecnia Ambiental cuida de assuntos relacionados ao lixo urbano e ao depósito de resíduos sólidos em geral. Além de ser responsável por projetos e manejos na construção e segurança em instalações, aterros, barragens sem propiciar a contaminação do solo e de seus lençóis freáticos.