Plural em espanhol

O plural em espanhol possui o mesmo significado que em Português, faz parte do Gênero de número que ao contrário do singular serve para expressar mais de um número. Para tanto existe uma regra para ser seguida, observe o quadro abaixo:

Singular terminados em: Para formar plural, adiciona-se: Exemplos
a,e,i,o,u S Música – Músicas

Falda – Faldas (saia-saias)

á,é,ó S Pantalón – Pantalones (Calça – Calças)
Consoante Es Papel – Papeles (papel-papeis)

Porém, a regra acima possui algumas exceções, como por exemplo, os substantivos terminados em “z”, para formar plural deve necessariamente ser substituídos o “z” pelo “c”. Ex: Matriz – Matrices (Matriz, molde).

Também existem alguns substantivos que terminados em “s” permanecem iguais, não sofrem mudanças no plural, como: El lunes – Los lunes (A segunda – As segundas), que indica o dia da semana.

Os substantivos terminados em “í” e “ú”, também sofrem mudanças, nesse caso adiciona “es”. Ex: Emoción – Emociones (Emoção – Emoções). O mesmo acontece com os substantivos terminados em “á”. EX: Faralá – faralaes (Babado – Babados), já em outros casos apenas se acrescenta o “s”. Ex: Sofá – Sofás (Sofá – Sofás).

Temos ainda os substantivos terminados em “s” e “x” precedidos de vogal átona que são invariáveis, ou seja, não mudam no plural, permanecem da mesma forma que no singular. Ex: La crisis – Las crisis (A crise – As crises). Importante lembrar que os artigos “El e La” se modificam também ao assumirem a forma do plural, como por exemplo: “El-Los” , “La – Las”.

Arquivado em: Espanhol