Atletismo

Por Antonio Gasparetto Junior
Atletismo é um conjunto de esportes constituído por corrida, lançamentos e saltos.

A história do Atletismo começa junto com a história da própria humanidade. Os chamados homens das cavernas já corriam, saltavam e arremessavam objetos em suas práticas diárias como recursos para sobrevivência. Assim ocorriam as caçadas e os próprios movimentos básicos. Essas atividades normais só se tornaram esportivas muitos anos mais tarde, na Grécia.

Em 776 a.C., os gregos iniciaram os famosos Jogos Olímpicos. Prática que foi continuada pelos romanos depois de conquistarem a Grécia. Todavia, foi um imperador de Roma, Teodósio, que suspendeu os jogos e criou uma lacuna de oito séculos na história das competições. Os jogos só voltaram a acontecer na Inglaterra em meados do século XIX. O Atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte, esteve presente durante todo esse processo. O Atletismo esteve no centro da criação dos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga e foi também o destaque quando a competição voltou a ser disputada na Inglaterra do século XIX. Posteriormente, o Atletismo conquistou muitos seguidores no restante da Europa e na América.

Os Jogos Olímpicos voltaram a ser realizados com representatividade em 1896, quando Atenas sediou novamente as competições. Foi a partir daí que os jogos passaram a ser realizados em vários países com o intervalo de quatro anos. Para regular as normas do Atletismo, foi fundado na Inglaterra, em 1912, a Associação Internacional de Federações de Atletismo, órgão com a incumbência de gerir as competições da modalidade.

O Atletismo na Grécia Antiga consistia em lançamento de discos, salto em comprimento e corrida de obstáculos. O Atletismo moderno é um esporte com provas de pista, corridas de rua, provas de cross country e marcha atlética. O Atletismo é considerado o esporte fundamental para testar todas as características do homem, pois exige não só resistência física, mas também habilidade. Corridas, saltos e lançamentos, que são as três provas integrantes, exigem força, habilidade e estratégia dos competidores.

Desde o reinício das Olimpíadas modernas, que restaurou os jogos clássicos disputados na Grécia Antiga, o Atletismo passou a ser praticado em estádios, exceto, claro, no caso de algumas corridas de longa distância, como as maratonas, que necessitam de espaços e percursos maiores.

Fonte:
http://www.cbat.org.br/