Handebol

Um esporte onde o maior espetáculo é a grande quantidade de gols em uma só partida. O Handebol é um jogo rápido com características de outros esportes como o basquete, onde joga-se com as mãos, porém ao invés de fazer cestas, os jogadores concretizam os lances em gols, aspecto semelhante ao futebol.

Os relatos de sua origem são diversos. Um dos primeiros aconteceu na Grécia Antiga no qual uma bola com aproximadamente o tamanho de uma maça era utilizada. Outro esporte parecido foi desenvolvido pelos romanos. Em seguida foram os franceses durante o século XVI. Quando chegou no ano de 1948, um jogo chamado Haaddbold surgiu pelo criador Holger Nielsen no Instituto de Ortup na Dinamarca, entretanto no mesmo período há indícios entre os tchecos, irlandeses e uruguaios. Com os elementos atuais, a modalidade foi formatada na Alemanha. Hirschmann, um alemão secretário da Federação Internacional de Futebol, escolheu o campo para a prática da modalidade, em 1912.

A modalidade foi uma adequação do Torball, feita pelo professor Berline Max Heiser, entre os anos 1915 e 1918. Começou a propagar pelos países da Áustria e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de Handball em 1919. Mas ainda assim, o time era composto com 11 jogadores, tal qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva. No ano de 1925, os austríacos estreitaram a disputa entre países vencendo os alemães.

Os jogos de handebol começaram a ser praticados em ambientes fechados com os suecos, por volta de 1924. Com temperaturas muito baixas, viram-se obrigados a realizar essa modificação, além de diminuir o número de jogadores para sete em cada equipe.

Entrou para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936, contando com a participação de seis países. Dois anos depois, ainda na Alemanha, o primeiro campeonato mundial ocorreu sendo oito jogadores na categoria campo e quatro no ginásio. Mais tarde, criaram a Federação Internacional de Handebol, que organizou os primeiros torneios mundiais de salão, em 1954 entre os homens e 1957 das mulheres. Esquecendo de vez a prática de campo a partir do mundial de 1966. A Olimpíada contou com atletas brasileiros apenas em 1992, na cidade de Barcelona.

A quadra de Handebol possui 40 metros de comprimento por 20 de largura, com dois gols de 3 metros por 2 de altura. Apenas os goleiros podem permanecer no espaço demarcado de 6 metros próximo ao gol e tocar a bola com os pés.

O jogo é dividido em dois períodos de 30 minutos com 10 de intervalo. São 16 competidores à disposição do técnico que deles, sete ficam em quadra.

O tamanho da bola difere entre as categorias. Na masculina seu peso varia de 425 a 475 gramas, com diâmetro de 58 a 60 centímetros. Já no feminino são de 325 a 375 gramas, medindo de 54 a 56 centímetros.

Os jogadores devem andar quicando a bola, podendo segurá-la em um tempo máximo de três segundos.

O descumprimento das regras acarreta em faltas podendo ser:

  • Tiro livre de 7 metros: Quando a falta acontece dentro da área, o jogador arremessa a bola ao gol com apenas o goleiro para intercepta-lo.
  • Tiro de 9 metros: Caso a infração ocorra próximo da área de 9 metros. Utiliza-se barreiras de jogadores adversários para dificultar o arremesso.

Referências Bibliográficas:
http://www.brasilhandebol.com.br/noticias_detalhes.asp?id=27174
http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/handebol
https://www.cob.org.br/pt/Esportes/handebol

Arquivado em: Esportes