Hóquei

O hóquei é um esporte praticado em pistas de gelo, ou na grama, no qual os jogadores deslizam sobre patins e carregam um taco, com o qual conduzem um disco em direção ao gol.

O disco é preto, feito de borracha que pesa de 156 a 170 gramas e mede 2.5 centímetros de espessura por 7,6 centímetros de diâmetro.
Existem dois tipos principais de hóquei: o hóquei no gelo e o hóquei no campo.

Hóquei no gelo
O hóquei no gelo é praticado em pistas de gelo com temperatura de menos 10°C ou com gelo especial.

Nessa modalidade cada time tem 6 jogadores, e o objetivo é levar o disco até gol.

Para levar o disco (puck) até o gol utiliza-se um taco em forma de L,com o segurador e a lâmina (que são feitos de madeira).

Cada partida tem 3 tempos de 20 minutos, com intervalos de 15 minutos. Porém, o cronômetro pára quando o disco não está em jogo, nos casos de cobrança de faltas, nas discusões, comemorações após cada gol ou outro inprevisto qualquer.

O hóquei no gelo teve inicio no Canadá, e atualmente é o esporte oficial do país. É praticado na Finlândia, Suiça, Rússia e também nos Estados Unidos.

O verão não atrapalha a prática do esporte que pode ser jogado em pistas com gelo especial.

Hóquei em campo
É um esporte praticado por dois times de 11 jogadores. Uma partida é dividida em dois tempos de 35 minutos, com intervalo de 10 minutos entre elas.

O jogo é praticado em um campo de grama. Conduzindo a bola com o taco, o objetivo do hóquei no campo é tentar marcar o maior número de gols possíveis. A bola utilizada é feita de plástico (PVC) e cortiça, pesa 170 gramas e tem 7 centimetros de diâmetro.

O hóquei de campo tem origem na Inglaterra, sendo que é um esporte olímpico desde 1908.

Algumas nações são destaque nesse estilo de hóquei: Austrália, Argentina, Países Baixos, China e Alemanha.

Arquivado em: Esportes