Jogos Mundiais Militares

Organizados pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), os Jogos Mundiais Militares tiveram a sua primeira edição em 1995, em Roma; na ocasião da celebração dos 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, estiveram presentes atletas de mais de 90 países, 4017 atletas e mais de quinhentos mil espectadores. Ainda contou com a presença do Papa João Paulo II. Devido ao sucesso deste evento, atualmente são realizados a cada quatro anos e o CISM possui 131 países como membros e um montante de mais de 1 milhão de atletas. Este Conselho tem como objetivo a prática esportiva e a solidariedade; pois através do esporte promove a interação social e cultural, além de atuar como ponte na cooperação e intercâmbio de informação entre todos os países.

Depois dos eventos Universíada, Jogos Paraolímpicos e Jogos Olímpicos, os Jogos Mundiais Militares são o quarto maior evento, composto por diversas modalidades esportivas.

A segunda edição foi realizada em Zagreb na Croácia no ano de 1999, foram mais de seis mil atletas de 82 países. Em 2003 os Jogos Mundiais Militares ocorreram em Catânia, na Itália, com a participação de sete mil atletas de 87 países. A quarta edição no ano de 2007, aconteceu na cidade de Hyderabad, na Índia, foram cinco mil atletas inscritos, e recorde de países participantes (total de 101 países). No ano de 2011, a quinta edição aconteceu no Rio de Janeiro, Brasil. Participaram mais de cinco mil atletas de 88 países e contou com a estréia de uma nova modalidade, voleibol de praia. O país terminou a competição com o maior número de medalhas de ouro, total de 45. A sexta edição será realizada na Coréia do Sul, a cidade de Mungyeong, em 2015.

Os Jogos Mundiais Militares de Inverno tiveram sua primeira edição no ano de 2010, no Vale de Aosta, localizado na Itália, reuniram cerca de 800 atletas de 43 países. A segunda edição será realizada na França, em Annecy/Chamonix, no ano de 2013.

As modalidades dos Jogos Mundiais Militares são divididas em Jogos de Verão e Jogos de Inverno, conforme quadro demonstrativo:

Jogos de Verão Jogos de Inverno
Atletismo Esqui alpino
Basquete Esqui cross-country
Boxe Esqui de orientação biatlo
Ciclismo Esqui montanhismo
Esgrima Patinação de velocidade em pista curta
Futebol Escalada indoor
Hipismo
Judô
Luta livre

Natação

Orientação

Paraquedismo

Pentatlo moderno

Pentatlo militar

Pentatlo naval

Pentatlo aeronáutico

Taekwondo

Tiro

Triatlo

Vela

Vôlei

As modalidades dos Jogos são compostas por 20 atividades.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Mundiais_Militares
http://rio.rj.gov.br/web/serio/exibeconteudo?article-id=105814

Arquivado em: Esportes