Jogos Pan-Americanos

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Os Jogos Pan-Americanos são um evento multiesportivo no qual participam apenas países do continente americano.

Inspirados nas Olimpíadas de 1932, alguns membros latino-americanos do Comitê Olímpico Internacional (COI) propuseram uma competição que envolvesse apenas os países das Américas. O projeto resultou no I Congresso Esportivo Pan-Americano, realizado em 1940, que definiu Buenos Aires, capital da Argentina, como a cidade sede dos primeiros Jogos Pan-Americanos que aconteceriam em 1942. Entretanto o evento não aconteceu porque os Estados Unidos sofreram um ataque japonês na base militar de Pearl Harbor que os fizeram entrar na Segunda Guerra Mundial. O problema só foi solucionado com o fim do conflito mundial, em 1945, que permitiu a volta de várias atividades e confirmou a realização dos jogos em Buenos Aires no ano de 1951.

Os Jogos Pan-Americanos tiveram sua primeira edição na Argentina e o evento reuniu 2513 atletas oriundos de 21 países do continente americano para disputar as provas de 18 esportes.

Em 1955, houve a criação da Organização Desportiva Pan-America (ODEPA) que se tornou a responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos, sendo que sua sede fica na Cidade do México. Atualmente, a ODEPA conta com 42 países membros.

Os Jogos Pan-Americanos acontecem a cada quatro anos seguindo um rodízio pelas três regiões do continente. Incluem modalidades esportivas disputadas nas Olimpíadas e outras que ainda não fazem parte desta. A tocha, que sempre foi um símbolo das Olimpíadas, também está presente na cultura dos Jogos Pan-Americanos. Na primeira edição deste, a tocha saiu de Olímpia, na Grécia, e seguiu caminho para a cidade sede do evento, Buenos Aires. Daí por diante, a tocha passou a ser acesa pelo povo asteca em seus antigos templos. A única exceção ocorreu em 1963 quando os índios carajás acenderam-na em Brasília para a realização dos jogos no Brasil. Outro elemento cultural muito marcante dos Jogos Pan-Americanos é o mascote. Entretanto este só passou a ser figura importante do evento a partir da edição de San Juan, Porto Rico, que ocorreu em 1979.

Já foram disputadas 17 edições dos Jogos Pan-Americanos. Em duas oportunidades,  1963 e 2007, o evento foi realizado no Brasil, sendo que as cidades sede foram, respectivamente, São Paulo e Rio de Janeiro. A última edição ocorreu em 2011 na cidade de Guadalajara, México, e a próxima está prevista para 2015 na cidade de Toronto, Canadá. Os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar no quadro de medalhas, já conquistaram 4154. Cuba ocupa a segunda posição, com 1929, e o Canadá está em terceiro, com 1691 medalhas. O Brasil ocupa a quarta posição do ranking, com 1064 medalhas.

Fonte:
http://www.bestsports.com.br/db/cntpag.php?cnt=1

Arquivado em: Esportes