Mountain bike

Pós-graduação lato sensu em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero, 2014)
Graduação em Educação Física (Complexo Educacional FMU, 2007)

Pelas trilhas de terra do estado da Califórnia, surgiu o Ciclismo Mountain Bike. Jovens americanos em busca de emoção e adrenalina, adequaram as provas realizadas no asfalto para as estradas montanhosas e terrenos irregulares.

Mountain Bike. Foto: David Puerto / Shutterstock.com

Mountain Bike. Foto: David Puerto / Shutterstock.com

Apesar de alguns aventureiros já tivessem experimentado entre as décadas 40 e 50, foi Tom Ritchey quem difundiu o esporte. Influenciado por outras duas personalidades como Jobst Brandt e Gary Fisher, o americano adaptou as bicicletas do ciclismo de estrada para pistas acidentadas, na década de 70.

Modificações como a reformulação do câmbio e quadro, foram respectivamente realizadas por Gary e Tom. Inclusive, o modelo atual de quadro é fruto da criação do ciclista. Atualmente possuem empresas dentro do seguimento, são elas: Fischer Bikes e Ritchey.

Após a utilização de outro tipo de quadro, modelos de bikes cruisers, além da troca dos freios e pneus, as bicicletas ficaram prontas para as primeiras corridas da modalidade Mountain Bike, com provas praticadas somente aos finais de semana no Monte em São Francisco, localizado na Califórnia. No ano 1983, os Estados Unidos organizaram um campeonato inaugural em âmbito nacional. Mais tarde, com principalmente as grandes potencias da Europa, o primeiro torneio mundial do esporte acontecia em 1990. Evento organizado pela União Ciclista Internacional, inaugurada com 90 anos de antecedência.

Com o passar dos anos a modalidade se espelhou mundialmente de modo rápido e surpreendente. Sua inauguração nas Olímpiadas veio em Atlanta, no ano de 1996, exatamente no mesmo país de sua origem, os Estados Unidos. Hoje são diversas disputas pelo mundo, com apoio de órgãos públicos e privados na indústria do ciclismo.

As principais diferenças entre o Mountain Bike e o Ciclismo de Estrada consiste em pneus mais grossos e amortecedores traseiros e dianteiros, com objetivo claro de diminuir o impacto da trilha. As bicicletas pesam em média de 8kg a 9kg, pouco se comparado a boa qualidade do material, que tem necessidade de ser forte e resistente.

Composta de 4 a 6 quilômetros, as pistas são obrigadas a terem pelo menos 85 por cento de elevações e declives, sobrando apenas uma pequena parte plana. Obrigando assim, um maior esforço do atleta, que tem em média um tempo de 1h30 a 1h45 para finalizar a prova.

O número de participantes da modalidade nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, contou com 50 ciclistas na categoria masculina e 30 na feminina. Nomes como o da francesa Julie Bresset e do tcheco Jaroslav Kulhavy, levaram o ouro nessa edição.

Referências Bibliográficas:

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/ciclismo-mountain-bike

http://www.webventure.com.br/h/noticias/a-historia-do-mountain-bike---como-tudo-comecou/105

Arquivado em: Esportes