Paintball

O Paintball é um jogo de equipes, no qual o número de participantes pode variar entre 5 e 10 pessoas para cada equipe. O jogo acontece no mato, ou em arenas com obstáculos infláveis, em uma área pré-determinada entre as equipes. Cada jogador utiliza uma "arma" (o nome correto é marcadora) movida a CO2 ou Ar Comprimido, com a qual dispara bolinhas de tinta nos adversários das outras equipes. Quando acerta o “tiro”, o jogador adversário sai do jogo.

Jogador com marcadora de paintball. Foto: Dmitry Kalinovsky / Shutterstock.com

Jogador com marcadora de paintball. Foto: Dmitry Kalinovsky / Shutterstock.com

As bolinhas de tinta são feitas de um tipo de gelatina, para que se rompam ao atingir o alvo. A tinta utilizada é não-tóxica para que não cause prejuízos à saúde e ao meio-ambiente.

As equipes, ou times, podem ter inúmeros objetivos, sendo dos mais comuns, a caça as bandeiras. Cada time tem uma bandeira para defender, e a missão de capturar a bandeira da(s) equipe(s) adversária(s). Portanto, o Paintball exige estratégia para atingir os objetivos.

Outra variação de jogo de Paintball é a divisão do terreno em duas bases, sendo que as equipes têm sua base em campos opostos. A bandeira fica entre os dois campos, sendo o objetivo das equipes: sair da base para capturar a bandeira antes dos adversários e colocá-la na base do oponente, sem ser atingido, e atingindo o maior número de adversários.
Em ambos os casos, a equipe vencedora é a que atingir os objetivos antes, ou aquela que eliminar o maior número de adversários no tempo pré-estabelecido, normalmente entre 15 e 40 minutos.

O contato físico é proibido no Paintball. Por isso o jogo é considerado muito seguro. A única ressalva é o cuidado com a visão, que pode ser atingida pelas bolinhas de tinta. Como medida de segurança, sempre é utilizada uma máscara que protege os olhos, a face e as orelhas, sendo proibida a retirada dessa máscara durante a competição.

Ao contrário do que se pode supor, o Paintball não foi baseado nos treinamentos militares, apesar da idéia estar sendo aproveitada inclusive para esses fins.

O Paintball teve origem nos Estados Unidos, quando em 1981, um grupo de doze pessoas resolveu brincar de “capture a bandeira”, utilizando as armas desenvolvidas por engenheiros florestais para marcar árvores e trilhas.

Arquivado em: Esportes