Sinuca

A sinuca (snooker) é uma variação dos jogos de bilhar. Pode ser jogada de forma individual ou em dupla. O objetivo do jogo é encaçapar (colocar num dos seis buracos na mesa) as bolas coloridas, dentro de uma seqüência definida pelas regras. Para tanto, é usado um taco.

A dificuldade está no fato de que o jogador não pode tocar diretamente na bolas coloridas. Deve usar a bola branca, a única na qual ele pode dar suas tacadas, impulsionando as bolas coloridas em direção as caçapas. São utilizadas sete bolas coloridas e uma branca. As coloridas tem valores (em pontos) diferentes, sendo a preta a de maior valor (7). A medida das mesas brasileiras é 2,84 m X 1,42 m .

As bolas têm os seguintes valores em pontos:
Vermelha – 1ponto
Amarela – 2 pontos
Verde - 3 pontos
Marrom - 4 pontos
Azul – 5 pontos
Rosa - 6 pontos
Preta - 7 pontos

As bolas devem ser encaçapadas nessa mesma sequência de pontos, da menor para a maior. A menor bola da mesa é chamada de “bola da vez”. Caso o jogador erre a tacada na bola da vez, não há “castigo”, ou seja, não perde pontos.

Quando decide arriscar, pode jogar em uma bola maior, ao invés da bola da vez. Porém, em caso de erro há o castigo, ou seja, o jogador perde 7 pontos.

Quando um dos jogadores encaçapa a bola da vez, essa não volta para a mesa, e o jogador tem o direito de mais duas tacadas. A primeira tacada é livre (pode tentar encaçapar qualquer bola). Quando a bola escolhida é encaçapada, essa deve voltar a mesa, e em caso de erro não há castigo. A segunda tacada será na bola da vez.

A sinuca tem origem na Grã-Bretanha, em 1875. Até então o bilhar era jogado com apenas três bolas, desde os séculos XVI e XVII. O bilhar tem origem incerta, pois é reinvidicada por diversos países como França, Inglaterra, Espanha, China, Itália.

Arquivado em: Esportes