Tiro com Arco

A modalidade esportiva de Tiro com Arco surgiu no século XVI e XVII. O primeiro indício de um torneio deste esporte se deu em 1673, em Yorkshire. Em 1900 o Tiro com Arco foi inserido nos Jogos Olímpicos, mas até 1972 o esporte não teve a devida notoriedade. Neste mesmo ano a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) exigiu a adoção de regras na modalidade, o que favoreceu a divulgação e fortaleceu o esporte. Na antiguidade o Tiro com Arco era utilizado como ferramenta de caça. Com o advento das armas de fogo, a atividade deixou de ser tão popular.

Foto: Dinoman / Shutterstock.com

Foto: Dinoman / Shutterstock.com

Os equipamentos utilizados para a prática de Tiro com Arco, podem ser: Arco Recurvo e Arco Composto e Flecha e Alvo. Arco Recurvo é permitido nos Jogos Olímpicos, composto por punho, corda e lâminas, além de estabilizador e mira. O funcionamento deste tipo de arco é simples, as lâminas acumulam energia para utilizar como força propulsora no momento de atirar a flecha. O Arco Composto somente foi desenvolvido no ano de 1970, com o objetivo de ser mais veloz e leve, sem a necessidade de muito esforço. Com este, o arqueiro não precisa produzir muita tensão no arco. Os dois modelos são feitos com materiais como madeira, composto de carbono e fabricadas a mão. A parte da corda é fabricada de um material denominado kevlar, de alta resistência. A mesma deve ser esticada com os três dedos do cetro, até o queixo, sem muita força, para que a mesma desenvolva a força sob a flecha.

A Flecha é uma haste rígida com ponta fina e material perfurante. Na outra extremidade possui um material estabilizador, também chamado de penas. As penas são alocadas em forma de U, conhecidas como nock, o qual prende a flecha na corda. Podem ser produzidas em madeira, fibra de carbono ou alumínio, com pontas de aço e nock de material plástico, as penas geralmente são naturais (Ganso) ou sintéticas.

O Alvo é desenvolvido de materiais sintéticos (Tyvek) ou papel. O formato é redondo composto por um grande diagrama com círculos na graduação de 10 a 6 (partindo do centro), nas cores amarelo (indicando 10 e 9 pontos), vermelho (indicando 8 e 7 pontos) e azul (indicando 6 pontos). Na modalidade do torneio outdoor, o alvo é composto por anéis de 5 a 1, na cor azul (5 pontos), preto (4 e 3 pontos) e branco ( 2 e 1 pontos).  O Arqueiro que acertar a flecha no centro, especificamente no número 10, com a indicação do sinal de + é o vencedor. As distâncias do Alvo são de acordo com cada competição. Em competições internacionais, os atletas devem atirar de distâncias a partir de 90, 70, 50 e 30 metros (Homens) e 70, 60, 50 e 30 metros (Mulheres). Desde os jogos de 1984, o Tiro com Arco é uma modalidade tradicional da Coréia do Sul, neste ano conquistou 16 medalhas de ouro.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiro_com_arco
http://www.rio2016.org/os-jogos/esportes/paraolimpico/tiro-com-arco
Foto: http://www.wkdp.com/admin/2011/06/21/university-of-the-cumberlands-to-offer-archery-as-a-sport-in-2012/

Arquivado em: Esportes