Triatlo

Pós-graduação lato sensu em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero, 2014)
Graduação em Educação Física (Complexo Educacional FMU, 2007)

O Triatlo é a junção de três modalidades olímpicas, natação, ciclismo e corrida. Não existe um intervalo entre elas, o que exige muita resistência dos mais de 1 milhão de praticantes no mundo. Este número vai de atletas profissionais com foco em medalhas e amadores, que buscam a boa forma física ou simplesmente o prazer.

A origem do esporte aconteceu em 1974, em um treinamento de férias. O clube de atletismo da cidade de San Diego, Estados Unidos, passou a seus atletas um treino durante o período de folga que além da corrida, também tinha natação e ciclismo. Quando retornaram, foi checado através de provas quem realmente se exercitou.

Os testes iniciaram na piscina do próprio clube com 500 metros de nado, depois foram 12 quilômetros pedalando dentro de um condomínio ao lado da instituição e por último 5 quilômetros de corrida executados na pista de atletismo. Os competidores adoraram e pediram aos treinadores uma próxima disputa no recesso seguinte, porém desta vez convidaram a participar os salva-vidas. Apesar de serem considerados os mais bem preparados na época, os guardas perderam dos atletas, em uma competição com 55 inscritos.

Nos próximos 3 anos, os salva-vidas continuaram a participar, no entanto com algumas modificações. A prova de natação foi transferida para o mar e passou a ser 700 metros, já o ciclismo nas ruas da praia desta vez com 15 quilômetros e a corrida cross country de aproximadamente 4,5 quilômetros.

Ao longo dos anos o Triatlo passou por várias modificações, sem perder é claro seus 3 pilares, natação, ciclismo e corrida. No ano de 1984, em Los Angeles, apareceu no programa Olímpico apenas como demonstração, uma vez que dois anos antes adquiriu o formato utilizado atualmente. Sua estreia efetiva nas Olimpíadas aconteceu em Sydney 2000, período em que a modalidade já havia ganhado o mundo.

Além do Triatlo existe uma modalidade com provas mais longas, o Iron Man. A história dos dois é confundida por algumas pessoas, entretanto não devemos misturar os fatos. O Iron Man nasceu no Hawai e possui os impressionantes 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida.

O Triatlo chegou ao Brasil por volta de 1981 e apenas dois anos após era realizado a primeira competição oficial no país, no Rio de Janeiro. Com o crescimento do esporte, a International Triathlon Union foi criada para regulamentar e administrar as competições mundiais em março de 1989, na França. Mais tarde, a Confederação Brasileira de Triathlon nascia no ano de 1991.

Formato da competição

  • Natação: Primeira etapa onde todos os atletas largam juntos. A prova tem 1,5 km de nado no mar com seu trajeto determinado por boias.
  • Ciclismo: Após a natação, o competidor dirige-se ao espaço das bicicletas, coloca seu capacete e começa a pedalar os 40 km demarcados na rua.
  • Corrida: Nesta última prova são 10 km de percurso. Não é permitido estar com óculos ou touca de natação, além ser obrigatório o uso de um calçado.

Durante o percurso o triatleta pode sofrer punições caso ofereça perigo ao adversário, através dos cartões:

  • Amarelo: Advertência.
  • Vermelho: Desclassificação.

Referências Bibliográficas:
http://www.cbtri.org.br/Triathlon.asp
http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/triatlo

Arquivado em: Esportes