Cabo Canaveral

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

O Cabo Canaveral é uma faixa de terra do território estadunidense famoso por sua utilização em atividades de pesquisa espacial.

Localizado na costa oriental dos Estados Unidos, o Cabo Canaveral está na região de Brevard, no estado da Flórida. A localidade é reconhecida como Space Coast, já que lá se situam um centro de pesquisas espaciais e uma base da força área utilizada para o lançamento de naves espaciais.

O Cabo Canaveral começou a ser mundialmente conhecido por suas atividades espaciais no ano de 1950, quando foi lançado o primeiro foguete, chamado Bumper 8, no dia 24 de julho. Na época, o local foi escolhido por ser o mais próximo possível da linha do equador, o que permitiria o uso de menor energia possível dada a gravidade reduzida. Os foguetes sempre foram lançados em sentido leste, onde há apenas mar, para evitar acidentes com civis residentes no local. Entre 1949 e 1957 foram realizados vários lançamentos como testes para as grandes conquistas espaciais dos Estados Unidos na segunda metade do século XX e na vigência da Guerra Fria, como foi o caso do primeiro satélite artificial, em 1958, do primeiro voo tripulado, em 1961, e da primeira missão tripulada à Lua, em 1969.

O presidente estadunidense John F. Kennedy era um grande entusiasta das missões espaciais de seu país e foi um grande investidor e incentivador das missões durante a Guerra Fria, que caracterizou uma constante corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos. O presidente foi assassinado em 1963 e seu sucessor, Lyndon Johnson, renomeou as instalações espaciais com o nome de Kennedy para homenageá-lo. O Cabo Canaveral, então, foi chamado de Cabo Kennedy entre os anos 1963 e 1973. O nome foi restaurado pelo estado da Flórida em 1973 porque não houve popularização da nova denominação. Cabo Canaveral é um nome conhecido desde o século XVI, pois a região era famosa pelo grande número de naufrágios.

Fonte:
http://www.nasa.gov/centers/kennedy/home/index.html
Foto: http://www.nasa.gov/centers/kennedy/launchingrockets/sites.html

Arquivado em: Estados Unidos