Pentágono (EUA)

Por Felipe Araújo
Com inauguração no dia quinze de janeiro do ano de 1943, o Pentágono é um símbolo da defesa dos Estados Unidos e faz parte do Departamento de Defesa do país. Além disso, é um dos edifícios mais famosos do mundo e ganhou repercussão mundial após ter feito parte dos atentados terroristas ocorridos em 2001.

Contruído durante e Segunda Guerra Mundial, o Pentágono sempre foi fundamental na inteligência de guerra americana. Foi esta guerra que acabou gerando sua criação. Ao encontrar dificuldades no ano de 1941, o presidente convocou o Congresso para contruir mais edifícios que abrigassem todos os combatentes. Porém, o general Brehon B. sugeriu que todas as forças armadas fossem concentradas embaixo do mesmo teto, o que deu origem ao Pentágono. A partir daí, a área virou sinônimo de estratégia, inteligência e proteção aos E.U.A. O pentágono tem envolvimento em praticamente todas as operações de defesa americanas, seja no combate às drogas, ao terrorismo ou na preparação de soldados e agentes para guerras e tarefas de risco.

O edifício leva esse nome pois, quando visto de cima, suas partes formam um pentágono. Além de ser base estratégica para os planos da defesa americana, sustenta mais de vinte e três mil agentes civis e militares. Três mil homens deste contingente são o pessoal do apoio, que situa-se em Arlignton, Virginia. A estrutura do Pentágono comporta cinco andares com cinco corredores. Pelo tamanho e estrutura, é considerado a maior área reservada para estratégias militares e de espionagem em todo o mundo. Seus corredores tem aproximadamente 28,16 quilômetros, sendo que em sete minutos é possível andar de um extremo a outro.

Um dos episódios marcantes e controversos que envolvem o Pentágono foram os ataques de 11 de setembro de 2011. Naquele dia, o prédio teria sido atingido por um Boeing 757 da American Airlines. Esta versão, embora oficial, não é aceita por todos. Segundo alguns pesquisadores, o acidente não teria ocorrido pois, após o acidente, o FBI teria confiscado os vídeos de segurança de todos os estabelecimentos da região onde fica o Pentágono. Além disso, não foram encontradas fotografias, vídeos ou destroços que comprovem o suposto acidente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pent%C3%A1gono
http://ftorp2001.50webs.com/pentagono.htm
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,pentagono-dificulta-expulsao-de-gays-das-forcas-armadas-dos-eua,529109,0.htm