Visto Americano

Por Marina Martinez
Os cidadãos da maioria dos países estrangeiros devem obter um visto para poder entrar nos Estados Unidos da América. Para poder conhecer o terceiro país mais populoso do mundo e ver as suas maravilhas naturais, as belas cidades, os monumentos históricos e vários locais de entretenimento é necessário obter um visto de não imigrante para estada temporária, ou um visto de imigrante para residência permanente. O tipo de visto americano será baseado no objetivo da viajem, seja ela para turismo, negócios, trabalho, estudo, entre outros motivos, e deve ser solicitado com antecedência.

Visto Americano

O visto de não imigrante é dado para pessoas que queiram fazer visitas temporárias ao país, tais como para turismo (lazer), negócios, tratamento médico, entre outros. Por isto ao solicitar o visto para estes fins é importante na hora de passar pela entrevista com o cônsul demonstrar que o objetivo da viajem é justamente ficar por um período específico e limitado nos EUA e principalmente, a pessoa que for tirar o visto, deve provar que possui vínculos em seu país, o que garantirá o seu retorno. Nesta categoria, os vistos mais comuns são do tipo B-1 (Indivíduos que entram no país para negócios) e do tipo B-2 (Pessoas que vão para fins de turismo e tratamento médico).

Muitos cidadãos de outros países vão aos Estados Unidos com a intenção de aprender o inglês, que é uma das línguas mais faladas em todo mundo. Neste caso cuja intenção é entrar no país para estudar ou participar de um programa de intercâmbio, o tipo de visto seria F e M.

Se o objetivo é trabalhar nos EUA temporariamente como um não-imigrante, sob a lei de imigração dos EUA, é necessário um visto específico, com base no tipo de trabalho que o cidadão irá fazer. Existem várias categorias de vistos de trabalhador temporário. Estrangeiros com habilidades extraordinárias em Ciências, Artes, Educação, Negócios ou Atletismo, o visto é do tipo S; Trabalhadores temporários agrícolas o visto é do tipo H-2;  Artistas e animadores o visto é do tipo P, etc.

No entanto, para solicitar um visto de imigrante para residência permanente, um cidadão estrangeiro deve ser patrocinado por um parente que seja cidadão americano, que resida legalmente no país, ou por um empregador.

Abaixo, os tipos de visto americano:

Para solicitar o visto americano, primeiramente deve-se fazer um agendamento no consulado Americano, aonde ocorrerá à entrevista diretamente com o cônsul. Deve-se pagar uma taxa de R$ 38,00, que pode ser paga por cartão de crédito, débito em conta ou por boleto bancário do Citibank. Para fazer o agendamento e receber todas as informações necessárias acesse o website www.visto-eua.com.br ou entre em contato com a central de agendamentos do Serviço de Informações de Vistos (Fone: (21) 4004-4950).

Referência Bibliográfica:
http://www.visto-eua.com.br
http://viagem.hsw.uol.com.br/visto-americano1.htm
http://www.embaixadaamericana.org.br