Estatístico

O profissional cuja responsabilidade engloba a coleta, organização e a análise de dados, para avaliar uma situação ou contexto específicos é o estatístico. E a ciência que usa a matemática para analisar as situações e obter resultados que expressem, numericamente, o real perfil de um contexto é a estatística.

Metodologia; visão de projeto; capacidade de análise de dados, organização, interpretação de números e observação; agilidade, raciocínio lógico, responsabilidade e amplo interesse pela matemática e suas aplicações, são características interessantes que o aluno disposto a cursar estatística deveria possuir.

Para seguir a carreira é preciso concluir o curso superior de estatística (cuja duração média é de quatro anos) e encerra, entre outros, conhecimentos como álgebra linear, TIC, pesquisa e planejamento, matemática financeira, cálculo, econometria, demografia, cálculo numérico, programação linear, etc. O estágio também é necessário.

A estatística pode ser aplicada a inúmeros ramos do saber: estatística social; estatística financeira; estatística populacional; estatística física; bioestatística, quimiometria, estatística comercial, estatística psicológica, análise de processo, etc.

Dentre as principais atividades desenvolvidas por este profissional estão:
1-Coordenação e supervisão da coleta de dados.

2-Análise e organização dos dados obtidos.

3-Aplicação da matemática aos dados coletados.

4-Análise do contexto que será o objetivo da estatística.

5-Repassar informações, teorias probabilísticas e estatísticas aos solicitantes.

O mercado de trabalho para este profissional é bem grande, visto que este fornece valiosas informações a diversos setores de diferentes tipos de empresas, das quais podemos citar: institutos de pesquisa (Vox Populi, Data Folha e Ibope); instituições financeiras (bancos, p. ex.); empresas governamentais (Embrapa ou IBGE, empresa que, entre outras coisas, realiza o censo no Brasil); agências de publicidade (W/Brasil); ONG’s; companhias de seguros, todo tipo de empresa privada de médio e grande porte, etc.

Arquivado em: Estatística, Profissões