Praça de São Pedro

Por Antonio Gasparetto Junior
A Praça de São Pedro está à frente da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Projetada por Bernini, no século XVII, a Praça de São Pedro, que integra as grandes manifestações arquitetônicas do cristianismo no pequeno Estado do Vaticano, é baseada no estilo clássico recebendo influências também do barroco. Seu estilo clássico é representado pela coluna dórica que adorna a entrada para a Basílica de São Pedro envolvida por uma grande área oval. O estilo barroco está representando, por sua vez, no próprio espaço oval característico da praça, um reflexo da Contra-Reforma.

O centro da Praça de São Pedro apresenta um obelisco do Antigo Egito com mais de 40 metros de altura e com uma cruz no topo. É um monumento datada do século I e que foi levado à Roma pelo imperador Calígula. Evidentemente, não havia praça naquela época, o monumento foi colocado no local atual por ordem do papa Sisto V, em 1585, que teria colocado ainda alguns pedaços da cruz original de Jesus Cristo no obelisco.

A Praça de São Pedro é a porta de entrada para os turistas no pequeno Estado do Vaticano. Porém nem sempre ela foi tão atrativa como hoje. O local existente antes das obras orientadas por Bernini era apenas uma grande área retangular de terra sem adornos além do obelisco e de uma fonte. O papa Alexandre VII, que ordenou a remodelação do lugar, exigiu que a obra providenciasse um espaço no qual o público ficaria de frente para o balcão através do qual o papa dá sua benção à cidade e ao mundo. Assim, Bernini projetou um espaço de interação formado por uma área que simbolizaria a Igreja Mãe, área para movimentação de carro em corredores, espaço para deslocamento dos pedestres até o obelisco central e uma grande área que causa efeito visual de impacto de frente para a Basílica de São Pedro. O espaço ainda conta com a presença do Palácio Apostólico.

A Praça de São Pedro é um dos grandes símbolos do cristianismo no mundo, não só por representar a sede papal, mas por sua beleza e por seu impacto arquitetônico. Nessa praça são realizadas as principais celebrações católicas para os fieis, como as missas mais importantes do ano. É através do balcão que está de frente para a praça que o papa se comunica com o mundo.

Fontes:
http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/saopedro.htm
http://www.pt.josemariaescriva.info/opus_dei/percurso.pdf
Foto: http://topazio1950.blogs.sapo.pt/231890.html