Cistoscopia

Por Débora Carvalho Meldau
A cistoscopia, também chamada de uretrocistoscopia, é um exame endoscópico realizado nas vias urinárias.

Este procedimento é realizado com objetivando a observação da uretra e da bexiga por meio de um cistoscópio, que possui uma luz e uma câmera na sua extremidade distal, podendo ser semi-rígido ou flexível.

A cistoscopia é indicada para diagnóstico de lesões intravesicais, como tumores, cálculos vesicais, avaliação do tamanho da próstata, divertículos uretrais e da bexiga, fístulas, corpo estranho intravesical e realização de biópsias quando necessário.

Pode ser feito com anestesia local, sedação ou anestesia raquidiana. Em seguida, o cistoscópio é introduzido pela uretra. Caso haja algum tecido que apresente alguma alteração no caminho do cistoscópio, este pode realizar a colheita de amostra do tecido em questão, que é, em seguida, encaminhado para análise laboratorial. Esse exame se chama biópsia e é muito utilizado em indivíduos que já sofreram de câncer de bexiga, não sendo muito recomendado para quem não possui histórico sugestivo de neoplasia nesse órgão ou que não apresentem sintomas, pois este procedimento não foi comprovado ser eficaz para detecção precoce para a população em geral.

Posteriormente ao exame, alguns passos devem ser seguidos, como:

  • Ingerir muito líquido;
  • Pode ocorrer sangramento na urina em seguida ao término do exame. Se persistir ou o paciente apresentar febre e calafrios, este deve procurar auxílio médico;
  • Fazer uso de um medicamento antibacteriano de amplo espectro durante os 3 primeiros dias após a cistoscopia.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cistoscopia
http://www.marcelothiel.med.br/exames/cistoscopia.htm
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?113

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.