Exercícios - Colisão elástica

Lista de questões sobre as colisões elásticas, feitas em provas de vestibulares.
Ler artigo Colisão elástica.

Exercício 1: (PUC-RIO 2007)

Podemos afirmar, com relação a uma colisão elástica, que:


Exercício 2: (UDESC 2016/1)

Em uma colisão elástica frontal (em uma dimensão) entre duas partículas de massas m1 e m2, a partícula 2 estava em repouso antes da colisão. Analise as proposições em relação à colisão.

I. A quantidade de movimento e a energia cinética do sistema se conservam.
II. Se as massas são iguais, a magnitude da velocidade adquirida pela partícula 2, após a colisão, é igual à magnitude da velocidade da partícula 1, antes da colisão.
III. Se m1 é maior que m2, a magnitude da velocidade adquirida pela partícula 2, após a colisão, será maior que a magnitude da velocidade da partícula 1, antes da colisão.
IV. Se m1 é menor que m2, o vetor velocidade da partícula 1, após a colisão, é igual ao vetor velocidade que ela tinha antes da colisão.

Assinale a alternativa correta:


Exercício 3: (UFRGS 2016)

Uma partícula de massa m e velocidade horizontal vi colide elasticamente com uma barra vertical de massa M que pode girar livremente, no plano da página, em torno de seu ponto de suspensão. A figura (i) abaixo representa a situação antes da colisão. Após a colisão, o centro de massa da barra sobe uma altura h e a partícula retorna com velocidade vf, de módulo igual a vi/2, conforme representa a figura (ii) abaixo.

Considerando g o módulo da aceleração da gravidade, a altura h atingida pela barra é igual a: