Momento Magnético

O Momento Magnético é uma grandeza vetorial que determina a intensidade da força que um imã pode exercer sobre uma corrente elétrica e o torque que o campo magnético gerado exercerá sobre esta mesma corrente, ou seja, o Momento Magnético influencia diretamente na intensidade do campo magnético formado e é uma medida de intensidade da fonte magnética de um corpo.

Podemos dizer que ambos, o momento magnético e o campo magnético possuem vetores com as suas respectivas intensidades, sentidos e direções. O vetor do campo magnético é dado pela regra da mão direita e quanto ao Momento Magnético, existem dois casos para estudarmos os seus vetores; o primeiro deles é estudando o momento de uma barra, por exemplo, de imã. O seu módulo é dado por M = p * d, onde p é a força da massa magnética de um de seus polos e d é a distância entre os polos; a sua direção será sempre apontada pelas linhas de força magnéticas que saem do polo norte e vão em direção ao polo sul do objeto. O segundo caso é quando se trata de um circuito elétrico fechado, o módulo do Momento Magnético é dado po M = i * A, onde i é o valor da intesidade da corrente elétrica que passa pelo condutor e A é a área interna do circuito fechado.

Não são apenas imãs que possuem momento magnético, outros corpos como por exemplo, os elétrons, as moléculas e até mesmo o próprio planeta Terra possuem os seus respectivos valores de momento magnético. Isso acontece porque todos esses são exemplos de corpos que possuem dipolo magnético. Vale ressaltar que não existe nenhum corpo que possua apenas um polo magnético, em outras palavras, que seja mopolo magnético.

Fontes:
http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/magnetic/magmom.html#c2
http://en.wikipedia.org/wiki/Magnetic_moment
http://www.ufsm.br/gef/Moderna/moderna12.pdf

Arquivado em: Eletromagnetismo, Física