Exercícios - Pressão Hidráulica (Princípio de Pascal)

Lista de questões sobre pressão hidráulica, retiradas dos vestibulares e concursos do Brasil.
Ler artigo Pressão Hidráulica (Princípio de Pascal).


Exercício 1: (PUC-RIO 2009)

Um bloco de massa m = 9000 kg é colocado sobre um elevador hidráulico como mostra a figura acima. A razão entre o diâmetro do pistão (dP) que segura a base do elevador e o diâmetro (dF) onde deve-se aplicar a força F é de dP / dF = 30. Encontre a força necessária para se levantar o bloco com velocidade constante. Considere g = 10 m/s2 e despreze os atritos.


Exercício 2: (UDESC 2008)

Para suspender um carro de 1500 kg usa-se um macaco hidráulico, que é composto de dois cilindros cheios de óleo, que se comunicam. Os cilindros são dotados de pistões, que podem se mover dentro deles. O pistão maior tem um cilindro com área 5,0x10³ , e o menor tem área de 0,010m² . Qual deve ser a força aplicada ao pistão menor, para equilibrar o carro?


Exercício 3: (Enem 2013)

Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldades de locomoção, é utilizado, em ônibus e automóveis, o elevador hidráulico. Nesse dispositivo é usada uma bomba elétrica, para forçar um fluido a passar de uma tubulação estreita para outra mais larga, e dessa forma acionar um pistão que movimenta a plataforma. Considere um elevador hidráulico cuja área da cabeça do pistão seja cinco vezes maior do que a área da tubulação que sai da bomba. Desprezando o atrito e considerando uma aceleração gravitacional de 10 m/s2 , deseja-se elevar uma pessoa de 65 kg em uma cadeira de rodas de 15 kg sobre a plataforma de 20 kg.

Qual deve ser a força exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante?