O que é Temperatura?

Por Deivid Cezario Teixeira
Para sabermos se um dia está muito frio ou muito quente, costumamos afirmar que está ou não muito calor/frio. O Fato é que segundo a física, calor não é a melhor forma de representar essa grandeza e sim Temperatura.

Assim como em todas as áreas do conhecimento, a Física também utiliza alguns critérios e classificações. Para podermos dizer se o dia apresenta ou não uma temperatura elevada, devemos medir o grau de agitação das moléculas que estão presentes no ar de uma determinada região. Logo, temperatura nada mais é que a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio. Por exemplo:

Quando retiramos alguns cubos de gelo do congelador de nossa casa, percebemos que ele é inflexível, ou seja, não tem um grau elevado de agitação (temperatura baixa).

Já se o deixarmos dentro de um copo por várias horas ele passara por uma transformação e tornar-se-á água. Como líquido, o grau de agitação é maior (temperatura ambiente).

E se por último, colocarmos essa água em uma caneca e levarmos ao fogo esperando alguns minutos, teremos muita agitação no ponto de fervura da água (temperatura alta).

Com essa simples experiência podemos concluir duas coisas:

- Quando um corpo apresenta temperatura baixa, o grau de agitação de suas moléculas é baixo;

- Quando um corpo apresenta temperatura alta, o grau de agitação de suas moléculas é alto;

Portanto podemos confirmar que, na física, temperatura é uma grandeza escalar responsável por medir o grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio.