Tempo como grandeza escalar

No dia a dia aceitamos a ideia intuitiva de tempo sem muitos – ou nenhum – questionamentos. Sabemos que o tempo existe porque o percebemos, tanto no ambiente que nos cerca, nas pessoas e em nós mesmos. À medida que vamos envelhecendo, ou seja, na medida em que os dias vão passando, sentimos a presença do tempo, o passar do tempo. Em geral, a percepção do tempo é dada por sucessões de acontecimentos: novos sucessos musicais, novas modas, mudança de regime político, mudanças de paradigmas (modelos) no geral. A concepção da significação do tempo é dada sem questionamentos, sem que ele ao menos seja definido.

Como se mede o tempo?

O tempo é medido através de meios desenvolvidos pelo homem ao longo do tempo. Esses meios surgiram como fruto de longos estudos e observações. Para medir o ano, por exemplo, contamos o número de voltas completas que a Terra efetua em torno do Sol. Para medirmos os dias, por exemplo, contamos o número de rotações que a Terra efetua em torno de seu próprio eixo. Desses exemplos, tiramos a conclusão de que a medida do tempo é feita por meio da contagem de fenômenos periódicos.

Ao realizar a contagem do número de voltas completas que a Terra efetua em torno do Sol, o homem percebeu que esse fenômeno se completava sempre com o período de 365 e dias e seis horas. Essas seis horas, acumuladas em quatro anos, resultam em mais um dia, que é adicionado no final do mês de fevereiro (29 de fevereiro). Esse ano é chamado de bissexto.

Percebeu-se também que o tempo que a Terra levava para completar a rotação em torno do seu eixo era de 24 horas, por isso o dia tem essa quantidade de horas.  O tempo também é medido pelas oscilações de um pêndulo, pelo número de voltas do ponteiro do relógio etc.

Unidades de medidas de tempo

No Sistema Internacional de Pesos e Medidas (SI) o segundo é a unidade de medida de tempo. Porém, dela advêm algumas outras: minuto, hora, dia etc. Para converter essas unidades derivadas em segundos utilize a seguinte equivalência:

  • minuto (min) = 1 min = 60 s
  • hora (h) = 1 h = 60 min = 3 600 s
  • dia = 1 dia = 24 h = 1440 min = 86 400 s

Instante e intervalo de tempo

  • Instante é a localização de uma ocorrência, de um momento, no tempo. Por exemplo, quando se diz: qual foi o ano do seu nascimento?
  • Intervalo de tempo é uma sucessão de instantes e é representado por Dt = t2 – t1. Observe o exemplo: qual a sua idade, em anos completos, atual? Esse exemplo pede o tempo decorrido, uma sucessão de instantes.

Digamos que essa pessoa tenha nascido no ano de 1988 e que essa pergunta tenha sido feita no ano de 2014:

t1 = 1988
t2 = 2014

Δt = t2 – t1
Δt = 2014 – 1988
Δt = 26

Portanto, desconsiderando o mês do nascimento dessa pessoa, dizemos que em 2014 ela tem (ou terá) 26 anos.

“O sacrifício de hoje trará o sorriso de amanhã”
(Robison Sá)

Referência bibliográfica:
DOCA, Ricardo Helou at al. Física, 1. – 1 ed. – São Paulo: Saraiva, 2010.

Arquivado em: Física