Cálculo da Idade Gestacional

Por Marcos Duarte
O principal objetivo do cálculo de idade gestacional é a estimativa do tempo de gravidez e da idade do feto. Os métodos para essa estimativa dependem da data da última menstruação, que corresponde ao primeiro dia de sangramento do último período menstrual. A partir daí podemos ter as seguintes situações:

- Quando a data da última menstruação é conhecida e de certeza:

É o método escolhido para se calcular a idade gestacional quando as mulheres que têm o ciclo menstrual regular e sem uso de métodos anticoncepcionais hormonais (pílulas).

* Usa-se o calendário somando os dias entre a última menstruação e a data da consulta, dividindo esse total por 7 que resultará na idade gestacional do feto em semanas.

- Quando a data da última menstruação é desconhecida mas se conhece o período do mês que ela ocorreu:

* Se o período foi o início do mês considerar o dia 5, se o período foi o meio do mês, considerar o dia 15 e se o período foi o final do mês considerar o dia 25 e proceder da mesma forma de calcular descrita quando a data da menstruação é conhecida.

- Quando a data e o período da última menstruação são desconhecidos:
Quando a data e o período da menstruação são desconhecidos, a idade gestacional é determinada através de exames clínicos, a saber:

- até a 6º semana = não ocorre alteração do tamanho uterino;
- 8º semana = o útero corresponde ao dobro do tamanho normal;
- 10º semana = o útero corresponde ao triplo do tamanho normal.

Quando não for possível determinar a idade gestacional clinicamente é necessário solicitar o mais precocemente o exame de ultra-sonografia.

Exemplo:
Data da última menstruação (13/09/2008)
Data da consulta (15/10/2008)
Intervalo = 32 dias de gestação.

Leia também:

  1. Ganho de peso durante a Gestação
  2. Evitando Enjôos na Gestação