Exercícios - Temperatura Corporal

Lista de questões de vestibulares sobre a Temperatura Corporal - Termorregulação.
Ler artigo Temperatura Corporal.

Exercício 1: (PUC-RIO 2009)

Animais de “sangue frio” não necessitam ser alimentados na mesma freqüência que animais de “sangue quente”, pelas suas próprias diferenças metabólicas. Além disso, animais homeotérmicos apresentam algumas adaptações na sua fisiologia que facilitam a manutenção de sua temperatura corporal.
São elas:


Exercício 2: (PUC-RIO 2008)

A água, por ter um alto calor específico, é um elemento importante para a regulação da temperatura corporal em todos os chamados animais de sangue quente. A quantidade de água necessária para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal varia, basicamente, em função de dois processos: a sudorese e a produção de urina. Assinale a opção que aponta corretamente como funciona esse controle.


Exercício 3: (UFPR 2010)

O gráfico abaixo mostra a temperatura de dois animais expostos ao sol durante a manhã. Os animais A e B podem ser, respectivamente:


Exercício 4: (Enem 2009)

Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.

Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema: