Abertura do Diafragma

A abertura consiste no tamanho do orifício do diafragma da lente. Os números que representam a abertura são mostrados sempre após a letra f, por exemplo: f 2.2, f 2.4. A abertura do diafragma serve para determinar a quantidade de luz que irá entrar na câmera, este ajuste pode também ser chamado de F-stop. Quanto maior o número após o F, menor a abertura, por exemplo, a abertura 2.8 é menor do que a abertura 2.2. Talvez esta contagem inversamente proporcional seja a grande responsável pela dificuldade que algumas pessoas tem de entender o conceito de abertura. Quanto maior é o número, mais escura é a lente, pois a quantidade de luz que passa é menor, já que a passagem é também menor.

Geralmente nas lentes das câmeras vem marcados a letra f seguida de um número. Este número representa a maior abertura que aquela lente permite.

Nas lentes das câmeras, inclusive na maioria das digitais compactas, vem marcado uma letra f seguida de um numero, este numero representa a maior abertura desta lente, e sua capacidade de deixar passar um quantidade maior ou menor de luz.

Segundo a tabela internacional que padroniza os valores de abertura, a numeração é a seguinte: f/1 f/1.4 f/2 f/2.8 f/4 f/5.6 f/8 f/11 f/16 f/22 f/32 f/1.2 f/1.7 f/2.3 f/3.4 f/4.7 f/6.7 f/9.5 f/13 f/19 f/27 e f/38. Nesta escala cada número possui uma abertura de tamanho diferente, e de um valor inteiro para outro a quantidade de luz captada pela câmera reduz pela metade, ou seja, ao passarmos de um número para outro estamos dobrando ou diminuindo pela metade a quantidade de luz a ser captada pelo sensor da câmera.

Diversos tipos de abertura do diafragma fotográfico.

Além de influenciar na exposição da foto, a abertura pode modificar também a nitidez da imagem. As lentes que possuem grandes aberturas são chamadas de “lentes luminosas” e são utilizadas principalmente para fazer fotos em ambientes fechados e com pouca luminosidade.

A abertura pode influenciar também na profundidade de campo, pois quanto maior for abertura, mais nítidos irão ficar os objetos próximos e mais desfocados os objetos distantes. À medida que a abertura vai diminuindo, o foco da imagem vai ficando mais uniforme.

Fontes:
http://chanfotos.wordpress.com/tag/abertura-do-diafragma-e-velocidade-do-obturador/
http://www.fotografia-dg.com/abertura-do-diafragma/
http://www.cameraversuscamera.com.br/dic/abertura.htm
http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/curso_fotografia/fotografia_tradicional/como_usar_sua_camera/velocidade_abertura.shtml
http://ideiasemserie.net/fotografia/page4/page6/page6.html
http://melhorangulo.com/fotografia/abertura
http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1512&Itemid=138

Arquivado em: Fotografia