Autofoco

O autofoco é o recurso que permite à câmera fotográfica focalizar a cena automaticamente. É um recurso existente desde bem antes das câmeras digitais. Mas como ele deve ser usado?

Bem, ele funciona, geralmente, a partir de uma pressionada de leve no botão disparador. Ele pode focalizar de duas maneiras, e por isso é classificado de duas formas diferentes: autofoco passivo e autofoco ativo.

O autofoco ativo é utilizado nas câmeras compactas, e geralmente se comporta focalizando o primeiro plano da imagem, detectando-o pela distância entre o mesmo e a câmera. Os sistemas antigos faziam este cálculo através de ultrassom, já os novos sistemas fazem a focalização através da emissão de luz infravermelha. As vantagens deste tipo de foco é que, além de serem eficazes na focalização de objetos em primeiro plano, também são bons em situações de muito contraste ou de pouca luz, favorecendo o foco. A desvantagem é que não pode haver nenhum objeto, mesmo transparente (como um vidro) entre a câmera e o objeto a ser focalizado, além do que alguns objetos podem absorver a luz infravermelha e atrapalhar a sua focalização, além disso, a chama da vela possui uma luz na mesma frequência, o que pode atrapalhar o sensor. Para utilizar o autofoco ativo, basta posicionar o objeto no meio da lente e apertar levemente o disparador, em seguida faz-se o enquadramento correto e pressiona o disparador mais forte, para tirar a foto.

O autofoco passivo, por sua vez, está presente nas câmeras mais profissionais, que possuem lentes cambiáveis e é um sistema que não emite nenhum tipo de energia, analisando apenas a luz que entra no sensor em busca do maior contraste possível, e fazendo ali a focalização da imagem. As câmeras possuem pontos de foco específicos no sensor, variando em seu posicionamento e em sua quantidade de modelo para modelo.

A vantagem do autofoco passivo é que um objeto pode ser enquadrado nos mais diversos locais da imagem, desde que seja o ponto de maior contraste na foto. Ele dará mais opções ao fotógrafo, pois poderá localizar objetos espalhados pela imagem, dependendo do ponto de autofoco que foi selecionado. O modo de utilizá-lo é praticamente o mesmo, enquadra-se a imagem, seleciona-se o ponto de autofoco e aperta-se levemente o disparador, feito o foco, é só disparar para a foto ser finalizada.

Se, contudo, houverem outros objetos na cena com maior contraste, isso pode atrapalhar o sensor de focalizar o objeto desejado.

Fontes:
http://www.tudosobrefotografar.com/2009/01/autofoco-af-e-abertura-mxima-e-pontos.html
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/o-que-e-autofoco-e-como-usa-lo.html

Arquivado em: Fotografia