Balanço de Branco

Balanço de Branco em inglês denomina-se “White Balance” e corresponde ao processo de remover as cores não reais da imagem, de uma forma que ela mostre como brancos os objetos que a olho nu são de fato brancos.

A câmera interpreta a luz do ambiente a seu modo, e quando nós “batemos o branco”, quer dizer que estamos mostrando para ela qual é, de fato, o objeto branco naquela cena, para que, baseando-se por ele, ela possa calcular as demais cores corretamente. Esta é a maneira de deixar as cores da imagem o mais próximas possível do real.

Com o balanço de branco automático, a câmera faz todo este trabalho sozinha, o que acaba ocasionando um cálculo errado da temperatura da cor (imagem muito amarelada ou muito azulada) deixando a imagem muito fria ou muito quente. As cores da imagem podem ser ficar tão distantes do real que acabarão estragando a fotografia.

Diferentemente da fotografia tradicional com câmeras analógicas, quando para fazer um balanço de branco correto era necessário o uso de filtros, rebatedores, luzes, filmes, etc, na fotografia digital basta regular o “White Balance” ou AWB, e fazer a foto ficar com uma temperatura de cor agradável, mesmo em condições de iluminação reais não muito favoráveis.

Um balanço de branco considerado bem feito é aquele que deixa a imagem com as mesmas cores que a situação real, ou o mais próximo possível, porém, este pode se tornar um recurso para fazer fotos com temperaturas diferenciadas.

Como bater o branco?

  1. Localize um objeto ou coloque uma folha branca no local que será enquadrado na sua foto, observando se está sob as mesmas condições de luz que o seu assunto.
  2. Aproxime a imagem de modo que a superfície branca tome toda ou a maior parte da sua imagem.
  3. Aperte o WB na sua câmera.

Pronto! Agora a câmera sabe discernir o que é o branco real, naquela cena, e poderá calcular as demais cores.

A maioria das câmeras fotográficas digitais possuem, ainda, alguns balanços de brando pré-configurados, prevendo algumas condições mais comuns de iluminação, como podemos ver na imagem abaixo:

balanco de branco

 

Foto: http://blogdafotografia.com/2010/02/02/guia-do-fotografo-aprendiz-entenda-o-que-e-balanco-de-branco/

  • Auto – Tenta ajustar o balanço de branco automaticamente, de acordo com as condições de luz existentes em diferentes ambientes.
  • Incandescente – Usado para fotografar ambientes fechados, iluminados apenas por uma pequena lâmpada incandescente. De um modo geral, esfria a temperatura das cores.
  • Fluorescente – Produz imagens mais claras, com cores mais quentes, compensando as cores frias de um ambiente iluminado por luzes fluorescentes.
  • Luz solar dir. – Ideal para fotografar ao ar livre, em dias bem iluminados.
  • Flash – Ideal para fotografar em ambientes pouco iluminados, pois utilizará a luz do flash para compensar esta falta de iluminação.
  • Nublado – Como o nome já diz, este modo compensa a luz em dias nublados.
  • Sombra – Usado para fotografar ambientes sombreados, produzindo imagens mais frias.

Fontes:
http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/color-black-white.htm
http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1711&Itemid=35
http://pt.wikipedia.org/wiki/Balan%C3%A7o_de_cores
http://omeuolhar.com/artigos/balanco-branco-white-balancewb-fotografia
http://www.fotografo.blog.br/balanco-de-branco/
http://www.cursodefotografia-gratis.com/2011/07/modulo-basico-aula-6-o-balanco-de.html
http://sobre-fotografar.blogspot.com.br/2012/07/balanco-de-branco-entenda-como-sua.html
http://www.tecmundo.com.br/8835-fotografia-o-que-e-balanco-de-branco-.htm

Arquivado em: Fotografia